Mais de mil milhões de euros por ano

Ministro realça exportações do sector da Saúde

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, realçou que o valor das exportações portuguesas na área da saúde supera os mil milhões de euros por ano.

“Aparentemente um exportador improvável, a saúde tem-se afirmado com solidez no sector da exportação”, disse Paulo Macedo, no auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). O ministro da Saúde intervinha na iniciativa “A Nobel Day @ CHUC - Ciência e Medicina ao seu serviço”, que decorreu em Coimbra, com a presença de três investigadores laureados com o Prémio Nobel, Bruce Beutler (Medicina), Tim Hunt (Medicina) e Jean-Marie Lehn (Química).

“Soubemos há poucas semanas que a saúde ultrapassou os mil milhões de euros de valor exportado. Mais do que exportamos, por exemplo, no sector dos vinhos e no sector da cortiça”, sublinhou Paulo Macedo.

O governante anunciou que o Ministério da Saúde “decidiu distinguir o CHUC com a medalha de ouro de serviços distintos prestados à saúde” em Portugal, reconhecendo o que este conjunto de unidades de saúde de Coimbra “tem feito nas vertentes assistencial, do ensino e da investigação”.

“Um núcleo que nos orgulha, que, pela sua dimensão e pela sua diferenciação, não temos qualquer dúvida que se deve desenvolver dentro na esfera pública no nosso país, deve ser motivo de apreço e de registo”, acrescentou. Paulo Macedo salientou a acção dos cientistas portugueses, em especial na área da saúde, designadamente os que trabalham no estrangeiro. “Há uma diplomacia da ciência que ultrapassa - e ainda bem - a diplomacia politica” disse, frisando que “a comunidade científica não se resigna e não desiste”, além de “olhar para longe - e não apenas para o imediato - em áreas onde o Governo dificilmente poderia intervir”.

 

Fonte: 
Jornal de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock