Fórum reúne especialistas e cerealicultores

Mercado de cereais: problemas e condicionantes

A Bayer CropScience organiza o Fórum Baycereais 2014 para lançar o Clube Baycereais, que reúne produtores de cereais. Este evento realiza-se a 31 de Março às 15h30 na Casa Cadaval, em Muge, Salvaterra de Magos.

O Fórum Baycereais vem promover o debate de temas da actualidade ligados às culturas dos cereais, com especial ênfase na abordagem da cultura do milho, englobando toda a problemática do mercado e da área de protecção da cultura. Na área do mercado, um especial destaque para as várias condicionantes que influenciam o sector, com destaque para as condicionantes da oferta e da procura no mercado mundial, a importância do mercado de futuros e as suas implicações sobre o processo de formação dos preços e na rentabilidade da cultura.

O tema do mercado nacional e mundial dos cereais traz a Portugal Paulo Costa e Sousa, da Louis Dreyfus Commodities, empresa internacional líder no mercado transacionável. Este especialista, de nacionalidade portuguesa mas a desempenhar funções em Espanha, vem apresentar um panorama macroeconómico do mercado dos cereais português condicionado pelos principais focos mundiais, além de mostrar a realidade actual da formação dos preços e como funcionam os mercados de futuros e o seu impacto para os produtores.

Em Portugal, os cereais representam cerca de 18% cento do mercado total da protecção das culturas, e a cultura do milho é a mais relevante representando cerca de 10% do total. 

É também neste contexto que a Bayer CropScience lançará o seu novo herbicida Adengo®, um produto residual, sistémico de absorção radicular e foliar para aplicação em pré-emergência, destinado ao controlo de infestantes gramíneas e dicotiledóneas anuais na cultura do milho.

O novo Clube Baycereais será o quarto clube criado pela Bayer CropScience que reúne já, no seu conjunto, cerca de mil produtores agrícolas. O principal objectivo é contribuir para o desenvolvimento sustentado do sector da cerealicultura em Portugal através da promoção das boas práticas agrícolas, que permitam a protecção das culturas, do ambiente e do rendimento destes produtores.

Os membros do clube Baycereais terão inúmeros benefícios, entre os quais se destaca o facto de serem periodicamente, convidados pela empresa a participar em acções formativas de carácter técnico na área da protecção dos cereais na Academia Bayer, instituto de formação profissional acreditado pela DGERT, além de terem acesso a vários serviços e suportes inovadores da companhia.

 

Programa:

15:30 - Recepção dos Participantes

16:00 – Bayer Ciência para uma vida melhor

Eng.º Luis Antunes (Director da BCS Ibéria)

16:15 - O Mercado de Cereais no Mundo    

Eng.º Paulo Costa e Sousa (Luis Dreyfus)

16:45 – Testemunhos: “A decisão de produzir milho…”

Testemunho dos agricultores

17:30 - Coffee Break (30m)

18:00 - Momento Adengo

Eng.º Jorge Matias (Crop Manager BCS)

18:45 - Adengo: evolução na Europa e no Mundo

Eng.ª Christine Veyrat (M. S. Manager Herbicidas Milho BCS)

19:00 - Clube BayCereais

Eng.º Isidoro Paiva (Projectos BCS)

19:30 – Encerramento

20:00 – Jantar (com animação)

 

Sobre a Bayer CropScience

A Bayer é uma empresa global com competências centrais nas áreas de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience, um subgrupo da Bayer AG responsável pelo negócio agrícola, com vendas anuais de 8.819 milhões de euros (2013), é uma das companhias do mundo mais inovadoras em ciência agronómica, na área das sementes, protecção das culturas e controlo de pragas não agrícolas. A empresa oferece uma enorme gama de produtos, incluindo sementes de alto valor, soluções inovadoras para a protecção das culturas baseadas em modos químicos e biológicos da acção, bem como um serviço de apoio extensivo para a agricultura moderna e sustentável. Na área de controlo de pragas não-agrícolas, a Bayer CropScience possui um amplo portfólio de produtos e serviços para o controlo de pragas desde o uso doméstico, para o jardim, às de aplicação florestal. A empresa conta a nível global com 22.400 colaboradores e está representada em mais de 120 países.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock