Droga:

Mais de 80 novas substâncias notificadas em 2013

Mais de 80 novas drogas foram notificadas pela primeira vez junto do Sistema de Alerta Rápido de UE em 2013.

Divulgado o relatório europeu sobre drogas alerta para o aumento de novas substâncias notificadas pela primeira vez junto do Sistema de Alerta Rápido da UE em 2013. As 81 novas drogas aumentam para 350 o número de novas substâncias sujeitas à vigilância da agência europeia de monitorização do fenómeno da droga (EMCDDA).

Segundo o relatório, o sistema está “sob pressão crescente devido ao volume e à variedade de substâncias que estão a aparecer no mercado”. Nos últimos quatro anos, foram detectadas cerca de 250 substâncias, alertam os especialistas.

 

Cooperação Laboratório de Polícia Científica assina protocolo sobre substâncias psicoactivas

A união de esforços e sinergias no conhecimento e no controlo de novas substâncias psicoactivas estão na base de um protocolo que o Laboratório de Polícia Científica (LPC) e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto vão assinar.

Carlos Farinha, do LPC, referiu que o aparecimento das novas substâncias psicoactivas, “veio colocar um novo desafio pericial”, pelo que a parceria e a colaboração das universidades, ao nível da investigação científica, “é fundamental para determinar as diferenças moleculares, as suas características e os seus efeitos”.

Unir esforços e sinergias, no controlo de novas substâncias psicoactivas e uma melhor resposta técnica e policial a este fenómeno estão entre as metas do protocolo de cooperação, que entra em vigor a 01 de Junho, podendo ser sucessivamente renovado por um período de um ano.

Carlos Farinha admitiu que num futuro próximo outras entidades, incluindo o INFARMED e outras universidades, possam juntar-se a este protocolo que se pretende alargado em termos de investigação.

 

Fonte: 
Diário Digital
Notícias ao Minuto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock