Maio, Mês do Coração

Fundação Portuguesa de Cardiologia apela a actividade física

Manter hábitos saudáveis relacionados com a alimentação e exercício físico para um envelhecimento activo, alerta a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) lançou uma campanha a propósito de “Maio, Mês do Coração”. Como o mote “Nascido para ser activo”, apela a hábitos saudáveis relacionados com a alimentação e exercício físico. Para tal, utiliza imagem de crianças para salientar que se nasce activo e assim se deve continuar.

No âmbito desta campanha, a FPC divulgou, através de Maria João Quintela do Grupo de Intervenção Comunitária (GIC) - Idosos da Fundação Portuguesa de Cardiologia, 10 passos para o envelhecimento activo.

 

1 - Envelhecimento Activo

Seja activo todos os dias, participe na sociedade e na família, cuide da sua saúde e segurança!

2 – Autonomia e independência

Cuide de si, organize os seus horários e tarefas, mantenha-se em contacto com os outros!

3 - Alimentação Saudável

Várias vezes ao dia e pouco de cada vez. Rica em frutas, vegetais e fibras. Com pouco sal, pouco açúcar e poucas gorduras!

4 - Ossos e músculos fortes

Ande a pé pelo menos até 30 minutos por dia. Caminhe ao ar livre. Dance. Não fique sentado/a muito tempo. Coma alimentos ricos em cálcio: queijo, leite e peixe!

5 – Treino da Memória

Recorde, mantenha-se actualizado/a, leia, trabalhe, cultive-se, durma bem!

6 - Prevenção de doenças

Não fume, não beba álcool em excesso, não engorde! Vá regularmente ao médico, controle a tensão arterial, vigie os seus olhos, ouvidos e a saúde oral. Previna-se contra o calor, o frio e a gripe!

7 – Prevenção de acidentes e quedas

Use calçado que não escorregue, controle a visão, e ilumine bem a casa! Ande na rua e conduza com precaução! Use as rampas e apoie-se nos corrimãos!

8 – Prevenção da depressão

Não se isole, conviva, divirta-se, conheça os serviços de apoio social e de saúde perto de si!

9 – Reforma Activa

Prepare esta etapa com tempo. Quando se reformar continue a ter projectos de vida, a ser activo/a física, mental e socialmente.

10 - Informação, formação, comunicação

Saiba mais sobre o envelhecimento activo e como cuidar bem do seu próprio envelhecimento e dos outros. Informe-se e utilize as novas tecnologias de comunicação. Mesmo longe, fique perto da família, dos amigos, dos que lhe prestam cuidados.

 

Fonte: 
Vital Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock