Especialistas da área farmacêutica debatem

Estratégias para o futuro no Re-Thinking Pharma 2014

Os desafios de uma indústria que em Portugal perdeu 900 profissionais em três anos estarão em debate em Maio.

De acordo com o Relatório: A Indústria Farmacêutica em Números 1ªEdição, 2012 da APIFARMA, entre 2009 e 2012 a indústria farmacêutica em Portugal perdeu cerca de 900 profissionais. As causas e consequências deste facto serão dos temas em debate na segunda edição do Re-Thinking Pharma, o maior evento nacional dirigido a profissionais da Indústria farmacêutica. A edição 2014 realiza-se nos dias 15 e 16 de Maio no Hotel Aqualuz, em Tróia e as inscrições poderão ser efectuadas em http://www.rethinkingpharma.pt.

De acordo com Miguel Santos Silva, responsável do Re-Thinking Pharma 2014-2024, um dos desafios prementes que se coloca à Industria Farmacêutica é o da estabilidade e previsibilidade no funcionamento do sector. “As dívidas à indústria farmacêutica por parte dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, os acordos globais de contenção de despesa e as constantes alterações legislativas no campo do medicamento, introduzem instabilidade no planeamento e organização do sector. As empresas têm que encontrar modelos diferentes daqueles que usaram até agora para conseguir um quadro mais estável, embora não dependa integralmente delas.”

As estratégias de internacionalização, a aposta na I&D e as oportunidades e riscos trazidos pela “era digital” serão alguns dos temas em destaque durante o encontro, além dos desafios que o contexto económico tem imposto aos players da área.

“A sobrevivência a prazo da indústria de base nacional implica novos apoios para a inovação e desenvolvimento. Encontrar formas de financiamento da inovação, encontrar parcerias com universidades para desenvolvimento de novos produtos, procurar parcerias com empresas que tenham a capacidade financeira e comercial de lançar os produtos, são caminhos possíveis”, conclui o mesmo responsável.

De referir que a Sessão de Abertura do Re-Thinking Pharma 2014-2024, será presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira e o evento conta com o apoio Oficial da AICEP, da Associação Portuguesa de Genéricos (APOGEN), da Associação portuguesa do Doente Diabético (APDP), da Associação Portuguesa de Medicina Farmacêutica (APMIF) e do IPAM/ Instituto Português de Administração e Marketing (IADE).

 

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.