Em Gondomar

Enfermeiros por um dia!

Iniciativa envolve cerca de 90 crianças do ensino pré-escolar e básico.

Na próxima quinta-feira, dia 12 de Junho, das 9h00 às 12h00, cerca de 90 crianças da Escola Básica de Gens, em Gondomar, vão viver um dia diferente que será proporcionado pela Secção Regional Norte (SRN) da Ordem dos Enfermeiros (OE). O objectivo da iniciativa é “Desmistificar os medos dos profissionais de saúde”.

Para as crianças, em que tudo é cor, alegria, sorrisos, imaginação, fantasia e brincadeira é fácil imaginar o quanto assustador poderá ser entrar num hospital, ou consultório, um espaço que dita silêncio, frio, “sofrimento”, equipamentos estranhos e assustadores. A doença, independentemente da gravidade e provável hospitalização da criança, apresenta-se como uma situação de crise. As instituições de saúde são encaradas como lugares misteriosos e, por isso, como fonte de stress. Desse modo, o brincar é uma excelente forma de auxiliar a libertar o medo.

Os alunos da Escola Básica de Gens levarão para esta iniciativa o seu boneco preferido como “utente” e desempenharão o papel de “cuidadores”. Estes “pequenos enfermeiros”, vestidos a rigor, vão poder experimentar o dia-a-dia de uma profissão que está tão presente nas suas vidas. Sempre a fingir, vão poder cuidar dos seus “doentes” que serão submetidos a administrações de medicação e diferentes tratamentos.

Palhaços vestidos de enfermeiros também vão animar o dia dos mais pequeninos com diferentes brincadeiras, colagens e pinturas.

Tal como em casa vão brincar aos enfermeiros, mas desta vez em consultórios construídos à sua medida. Vão trocar os cadernos e os lápis por estetoscópios, medidores de tensão, xaropes, pensos, ligaduras e muitos outros materiais utilizados na prestação de cuidados.

Um dos objectivos desta iniciativa passa também pela promoção de saúde através de informação relativa a áreas como: higiene corporal e oral, alimentação saudável, vacinação e outras.

Com pequenas brincadeiras “faz de conta” a iniciativa terá uma forte componente pedagógica de educação para saúde.

Fonte: 
Essencia Completa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.