Enfermeiros:

Empenhados na partilha de informação sobre segurança do medicamento

A Unidade de Farmacovigilância ligada à Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI) e a Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros celebraram um protocolo destinado à divulgação regular de informação sobre segurança do medicamento.

Está matéria reveste-se de particular importância para os enfermeiros considerando que, no desempenho das suas funções, são responsáveis pela administração de medicamentos e monitorização dos efeitos da mesma, sendo indispensável o seu envolvimento na notificação de reacções adversas a medicamentos aos Centros de Farmacovigilância.

Para a Enfermeira Isabel Oliveira, presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Centro (SRC), os enfermeiros estarão, assim, a colaborar activamente na garantia da segurança dos doentes e na monitorização contínua das relações beneficio-risco dos medicamentos.

A Unidade de Farmacovigilância do Centro (UFC), sedeada em Coimbra e ligada à AIBILI, vai emitir trimestralmente um boletim de farmacovigilância que a Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros se compromete a fazer chegar a cada um dos seus 14 mil membros.

O primeiro número do Boletim de Farmacovigilância, actualizações de segurança de medicamentos, foi publicado no dia 12 de Fevereiro e será divulgado em breve a todos os enfermeiros da Secção Regional do Centro, na sequência da celebração deste acordo.

A divulgação deste boletim pretende estimular uma cultura de notificação das suspeitas de reacções adversas a medicamentos, refere a Enfermeira Isabel Oliveira.

Outro dos objectivos é a difusão dos alertas de segurança, com particular preocupação pelas atitudes a tomar pelos profissionais de saúde, bem como os resultados da actividade de farmacovigilância.

Para a Secção Regional do Centro, esta publicação trimestral representa um contributo para a valorização científica dos enfermeiros e para o garante da qualidade e segurança dos cuidados prestados à população.

O acordo, celebrado este mês pelo Coordenador da UFC, Prof. Doutor Batel Marques, e pela presidente da SRC da Ordem dos Enfermeiros (OE), Enfermeira Isabel de Oliveira, tem a duração de um ano, renovável.

A Enfermeira Isabel Oliveira passa também a integrar o Conselho Científico da Unidade de Farmacovigilância do Centro (UFC).

Fonte: 
GCIC - Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.