Hospitais de Coimbra participam

Criação de "software" para genoma dos doentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai participar no desenvolvimento de uma plataforma de "software" da "start-up" Coimbra Genomics, que permitirá a consulta médica do genoma dos doentes.

A plataforma de "software", que já está em desenvolvimento e que deverá demorar entre dois a três anos a estar concluída, "é completamente inovadora", referiu Nuno Arantes Oliveira, director daquela "start-up", explicando que, a partir deste projecto, será possível "o médico consultar o genoma do doente, com a permissão do próprio, e perceber qual a acção a tomar face à informação que recebe do genoma".

A partir da plataforma, o médico "consegue saber se é mais ou menos provável o doente ter determinada doença e como é que pode reagir a determinada terapia", aclarou, acrescentando que "esta é uma ferramenta que permite aos médicos a tomada de decisões com base no genoma".

Fonte: 
Expresso.sapo.pt
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock