Stress:

Campanha apela a solução conjunta entre organizações e trabalhadores

A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho lançou uma campanha, a nível europeu, por dois anos, intitulada “Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stress”.

Segundo uma sondagem pan-europeia da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) 51% dos profissionais consideram habitual o stress relacionado com o emprego no seu local de trabalho e, 4 em cada 10, consideram que não é correctamente abordado na sua organização. Contudo, a entidade patronal e os seus trabalhadores podem, em conjunto, gerir e prevenir o stress relacionado com o trabalho e os riscos psicossociais. É esse o objectivo desta campanha.

A campanha juntou vários decisores, que incentivaram as empresas europeias (privadas e públicas) a reconhecer a necessidade de enfrentar o stress relacionado com o trabalho. Ao assumir esse compromisso, estão a proteger a saúde e bem-estar dos seus trabalhadores e, simultaneamente, a produtividade das organizações.

Vai ser coordenada, a nível nacional, pelos representantes nacionais da EU-OSHA, em mais de 30 países europeus, e apoiada pelos parceiros oficiais da campanha: organizações pan-europeias e multinacionais, e parceiros da campanha ao nível da comunicação social. Conta, igualmente, com o apoio das Presidências do Conselho da UE, do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, bem como dos Parceiros Sociais Europeus.

 

Fonte: 
Vital Health
Nota: 
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