Alémemória

Apoiar pessoas com demências e familiares

E se um dia a memória falha? Como lidar com as pessoas que sofrem de demências? Como pode um cuidador saber se está a agir da melhor forma? As respostas chegam a Beja dentro de dias.

O Alémemória nasce de um sonho de oito anos e da vontade de três voluntárias, que abraçam um novo projecto para a apoiar pessoas com doença de Alzheimer ou outra forma de demência, bem como os seus cuidadores.

Uma assistente social, uma psicóloga e uma enfermeira juntam-se a outros especialistas e, num espaço cedido gratuitamente pelo Instituto Politécnico de Beja, equipado graças à boa vontade de várias pessoas e instituições, vão desenvolver um trabalho até agora inexistente nessa região.

O gabinete vai oferecer diversas actividades para melhorar a qualidade de vida dos doentes com demências. “Pretendemos dinamizar sessões de relaxamento, de musicoterapia, de reiki assim como sessões de ginástica e estimulação cognitiva”, revela à Renascença Ana Soeiro.

A assistente social acrescenta que a equipa dinamizadora do projecto quer “impulsionar grupos de mútua ajuda para os cuidadores informais para que haja partilha das vivências” e fazer “ acompanhamento psicológico às famílias que cuidam destes doentes”.

Na maioria das situações “é diagnosticada a demência, e não há só o Alzheimer, há muitas outras formas de demência”, refere Ana Soeiro, “a pessoa é medicada, mas a família não é informada da progressão da doença, do estado em que se encontra e também como se lida com o doente que tem esta problemática, nomeadamente ao nível da irritabilidade ou de alterações do estado do humor”. Por falta de informação, sublinha, muitas vezes faz-se "exactamente o contrário do que deve ser feito”.

No Alémemória, a preocupação passa por apoiar caso a caso, de acordo com as suas especificidades, informar os familiares de doentes sobre a problemática das demências e ajudar no reconhecimento de sinais que podem ser ou não de Alzheimer, desenhando uma estratégica de intervenção para minimizar o desgaste físico e psicológico dos cuidadores.

O novo espaço vai começar a funcionar a partir de hoje, 26 de Maio, num espaço do campus do Instituto Politécnico de Beja, às segundas-feiras das 17h30 às 20 horas e nos primeiros dois sábados de cada mês, entre as 15h30 e as 18h30.

Entre os parceiros, conta-se a Associação Alzheimer Portugal que incentiva a criação de uma rede de apoio a indivíduos com demência e aos seus cuidadores, por parte de pessoas individuais ou colectivas tendo em vista a promoção da qualidade de vida destas pessoas.

 

Fonte: 
RR
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock