Infarmed alerta

Alteração de nome do medicamento MST

Por se considerar que existia um risco de segurança associado à existência de números no nome do medicamento que não correspondiam à sua dosagem, e para evitar erros de medicação com consequências graves para os doentes, o nome do medicamento MST foi alterado eliminando-se a referência aos números, alerta o Infarmed.

O medicamento MST é um fármaco direccionado para o Sistema Nervoso Central, pertencendo à classe dos Analgésicos estupefacientes. Está indicado para dor intensa; sedação pré-operatória e adjuvante da anestesia; dor associada ao enfarte do miocárdio; tratamento adjuvante do edema pulmonar agudo.

Atendendo a que os medicamentos com o nome antigo poderão coexistir com o novo nome até ao final do prazo de validade, e para evitar a ocorrência de erros de medicação, o Infarmed recomenda o seguinte:

 

Profissionais de saúde

- Na prescrição, deve ser tida especial atenção na selecção da dosagem do medicamento;
- Na dispensa, deve ser tida especial atenção na verificação se a dosagem do medicamento prescrito coincide com a dispensada;
- Devem alertar os doentes ou os seus cuidadores sobre a alteração do nome do medicamento.

 

Doentes

- Antes de tomar o medicamento, deve verificar, na embalagem, se a dosagem corresponde à que o médico prescreveu e que consta da guia de tratamento da receita.

 

Fonte: 
Infarmed
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.