Oeiras e Fundação Portuguesa de Cardiologia assinalam

14 de Fevereiro: Dia Nacional do Doente Coronário

Sensibilizar para as doenças cardiovasculares é o objectivo da campanha de rastreios que a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Câmara Municipal de Oeiras levam a cabo para assinalar o Dia Nacional do Doente Coronário

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) assinalam o Dia Nacional do Doente Coronário (14 de Fevereiro) com uma campanha de rastreios durante toda esta semana. Os rastreios cardiovasculares, o baile do coração e a caminhada pela saúde são algumas das iniciativas agendadas, em vários locais do concelho, para sensibilizar a população para o perigo das doenças cardiovasculares.

Em Portugal, 70% da população tem colesterol elevado, 20% é fumadora ou obesa e 40% sofre de hipertensão, sendo factores e risco do aumento das doenças cardiovasculares. Em 2012, estas doenças foram responsáveis por 23 mil mortes, muitas das quais evitáveis mediante a alteração do estilo de vida, melhoria da dieta e controlo regular de indicadores como tensão arterial, colesterol, peso, entre outros.

Carlos Catarino, da FPC e responsável pelas comemorações do Dia Nacional do Doente Coronário, “estas iniciativas inserem-se na nossa missão global de sensibilização para as doenças cardiovasculares. São doenças com um risco de mortalidade e morbilidade tremendo e que tendem a aumentar, à medida que nos afastamos do padrão alimentar da dieta mediterrânica, que vivemos com níveis crescentes de stress e continuamos a não praticar exercício físico. São factores com um grande peso na saúde cardiovascular, mas sendo controlados têm efeitos directos e mensuráveis na melhoria da qualidade de vida”.

Fonte: 
Vital Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.