Proctologia

Tratamento a Laser para o Quisto Pilonidal

Atualizado: 
09/05/2024 - 10:04
O Quisto Pilonidal é uma doença bastante comum, especialmente em jovens. Trata-se de uma inflamação na pele ou no tecido subcutâneo, provocada por pêlos na região acima das nádegas.

Geralmente, este problema está relacionado com características congénitas e com as mudanças hormonais da puberdade, levando ao crescimento de pêlos abaixo da pele da região. O quisto pilonidal ocorre, na maior parte das vezes, em homens com idades entre 15 e 30 anos. Nas mulheres corresponde apenas a 20% dos casos.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento deste problema são: excesso de pêlos na região entre os glúteos; ovário poliquístico; obesidade; ausência de prática de atividade física e atividade de trabalho em posição sentada por muitas horas.

Sintomas do Quisto Pilonidal

Normalmente os primeiros sintomas do quisto pilonidal envolvem a formação de um abcesso, com bastante inchaço e dor. A região torna-se muito sensível ao contacto. Movimentos simples, como sentar, podem causar grande sofrimento. O quadro inflamatório agudo pode causar febre e, durante as crises, pode ser necessária a drenagem de pus. Este procedimento deve ser realizado de forma urgente, mas trata-se de uma solução paliativa. O uso de antibióticos pode ser indicado para controlar o processo, mas também não resolve o problema. Na fase crónica, os orifícios do quisto pilonidal podem eliminar secreção de forma persistente e necessitam de um tratamento cirúrgico definitivo.

Tratamento Cirúrgico

Até há poucos anos a única forma efetiva de tratar o quisto pilonidal era através da remoção cirúrgica convencional. No entanto, esta técnica exige um pós-operatório longo e trabalhoso. Nele, os pacientes devem realizar diariamente, por aproximadamente 60 dias, curativos profundos, com profissionais de enfermagem, para evitar o reaparecimento do problema. A cirurgia a laser para remoção do quisto pilonidal costuma durar cerca de 30 minutos e o paciente volta para casa no mesmo dia. O procedimento é realizado através de uma fibra (cateter) inserido dentro das aberturas do quisto. É feita uma limpeza minuciosa do local, com remoção de pêlos e tecidos. Em seguida, com a fibra laser de raio circular são realizados os disparos de forma intermitente até cauterizar toda a parte interna das suas paredes, até à obliteração do seu interior. Sabemos inclusive, que o efeito de fechar e cicatrização do laser pode persistir por mais de 3 a 6 meses após o procedimento realizado.

Vantagens da técnica laser

Para além de ser um procedimento mais rápido e seguro, a recuperação pós-operatória é muito mais rápida e com um desconforto mínimo. Isto ocorre porque as feridas externas são muito pequenas. Muitos estudos já avaliaram a eficácia do método e principalmente a hipótese de o problema aparecer novamente. Num recente estudo de revisão sistemática do assunto, ficou demostrado que as hipóteses são semelhantes à técnica tradicional e inclusive alguns trabalhos demonstram superioridade para o laser. As complicações pós-operatórias como infeções e sangramento são muito menores como laser.

Autor: 
Dra. Milena Liorci - Proctologista
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik