Doenças da Tiroide

Sinais de que a sua tiroide não está a funcionar como devia

Atualizado: 
08/07/2019 - 16:06
Estima-se que 1 em cada 10 portugueses sofra de alguma disfunção da tiroide. Neste artigo, a especialista em endocrinologia, Catarina Coelho, diz-lhe quais os sinais de alarme daquelas que são as patologias mais frequentes.
Mulher com ar preocupado a olhar-se ao espelho

A glândula tiroide tem vindo a ganhar protagonismo nas últimas décadas devido ao um aumento significativo da identificação, diagnóstico e tratamento de patologias relacionadas com a mesma.

Se por um lado, o maior acesso aos cuidados de saúde de aos exames complementares de diagnóstico possam ter contribuído para o maior alerta sobre este assunto na população em geral, a verdade é que a popularidade desta glândula tem razões bem fundamentadas já que as hormonas por ela produzidas são responsáveis pela regulação de inúmeras funções do nosso organismo, que vão desde o peso, à energia necessária para enfrentar o dia-a-dia sem casaco, desempenho cognitivo, fertilidade, controlo térmico, entre outros.

Em termos estatísticos, a sua importância também se impõe. Encontra-se estimado que as doenças da tiroide afetem 1 em cada 10 portugueses, predominando no sexo feminino e aumentando a incidência com a idade.

Quando falamos de doenças da tiroide estas incluem desde alterações de funcionamento (acima do normal ou abaixo do normal) até a existência de nódulos.

Quando identificadas, estas patologias devem ser preferencialmente tratadas e seguidas por especialistas dedicados à área (endocrinologistas). Relembrar que cada caso é um caso, pelo que a necessidade de tratamento e tipo de tratamento (tratamento médico ou medico-cirúrgico) dependerá da situação particular de cada um.

Convém assim saber reconhecer alguns sinais de alarme nos quais uma avaliação a esta glândula pode estar indicada:

  1. Se sentir cansaço anormal, sonolência, intolerância ao frio pode estar perante uma situação de baixa produção hormonal – Hipotiroidismo
  2. Se sentir ansiedade exagerada sem motivo, palpitações, perda ponderal ou intolerância ao calor – pode tratar-se da situação oposta – excesso hormonal – hipertiroidismo.
  3. Se notar um aumento do volume do seu pescoço, na localização da glândula, com ou sem dor pode tratar-se de um nódulo.

Em qualquer destas situações deve procurar o seu médico assistente que fará certamente os exames iniciais necessários e o encaminhará ao especialista se indicado.

Trate bem da sua tiroide estando atento e ela tratará bem de si!

Artigos relacionados

Sintomas depressivos podem ter origem na Tiroide

Hipertiroidismo e Hipotiroidismo: as principais disfunções da Tiroide

Alterações subclínicas da tiróide

Autor: 
Dra. Catarina Coelho - Endocrinologista Hospital da Cascais
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock