Distúrbio do neurodesenvolvimento

O que é a Síndrome de Asperger?

Atualizado: 
17/02/2023 - 09:48
A síndrome de Asperger é uma desordem de desenvolvimento que se enquadra no espectro do autismo. Foi descrita pela primeira vez na década de 1940 pelo pediatra Hans Asperger. Frequentemente descrita como uma forma mais suave de autismo, trata-se de uma desordem que muitas vezes não é reconhecida porque as crianças com Asperger são muitas vezes brilhantes, verbais e são capazes de funcionar bem no dia-a-dia.

Sinais e sintomas

  • As crianças com síndrome de Asperger têm boa cognição e habilidades linguísticas e geralmente querem interagir com os outros, mas muitas vezes têm dificuldade em comunicar. Podem parecer socialmente estranhos, e não ser capazes de seguir as regras sociais, ou interpretar a linguagem corporal ou mostrar empatia. As crianças com síndrome de Asperger também podem tomar o que é dito no sentido literal e não entender o uso de gestos ou sarcasmo.
  • As crianças com Asperger também podem ser muito atraídas para um determinado tema e podem conhecer informações detalhadas sobre estes tópicos de interesse (como comboios, dinossauros). Em alguns casos, também pode haver sinais de comportamento repetitivo, como bater palmas.
  • Como em outras desordens no espectro do autismo, a Síndrome de Asperger também é caracterizada pela sensibilidade sensorial. A sensibilidade sensorial é quando os sentidos como a visão, o som ou o cheiro são aumentados ou intensificados. Por exemplo, a criança pode ficar aflita ou sobrecarregada por um certo som ou cheiro, o que pode por vezes levar a explosões emocionais.
  • Uma das características que distingue a síndrome de Asperger e o autismo é que, por definição, não há qualquer problema com a aquisição de linguagem ou desenvolvimento cognitivo em crianças com Asperger. Na verdade, muitas crianças com Asperger podem ser leitores proficientes e podem ter uma inteligência acima da média. No entanto, tal como no autismo, os padrões de fala em crianças com Asperger podem ser incomuns, por exemplo, pode ser monótono, ou muito alto ou muito agudo.
  • Pode também haver um atraso na capacidade motora e isso pode refletir-se em movimentos pouco coordenados ou desajeitados.

As causas da síndrome de Asperger

A causa desta síndrome ainda não é compreendida. Embora se acredite que exista um componente genético para o seu desenvolvimento, nenhum gene específico foi identificado. No entanto, esta desordem é mais comum no sexo masculino.

Diagnóstico

A síndrome de Asperger é diagnosticada através de entrevistas detalhadas com o pai ou cuidador e os professores da criança. O especialista fará o diagnóstico com base na informação sobre a história de desenvolvimento da criança e as suas interações sociais e comportamento. A maioria das crianças com Asperger é diagnosticada entre os cinco e nove anos, mas porque a condição é tão difícil de reconhecer é frequentemente diagnosticada erradamente ou confundida com outras desordens tais como ADHD, TOC ou Tourette.

Tratamento

O tratamento da síndrome de Asperger assenta essencialmente em processos psicoterapêuticos individualizados. Ele requer intervenção a diferentes níveis, envolvendo necessariamente apoio psicológico e educacional, que devem ser prestados em colaboração estreita pelos diferentes profissionais (médicos pediatras, pedopsiquiatras, psicólogos, professores regulares e especializados). Este apoio deve incidir nas dificuldades específicas da criança.

 

 

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
https://www.apsa.org.pt; https://www.itad.pt; https://www.asperger.es
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
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