Mayo Clinic

O mioma uterino pode afetar a gravidez? Especialista explica

Atualizado: 
03/06/2022 - 12:24
Os miomas uterinos são tumores não cancerígenos que crescem na parede do útero. Embora sejam geralmente benignos, podem causar problemas reprodutivos, como infertilidade ou perda de gravidez, períodos menstruais difíceis e dor.

Michelle Louie, cirurgiã ginecológica da Mayo Clinic e especialista em miomas, diz que é importante conhecer as opções de tratamento e consultar um especialista.

Os miomas podem passar despercebidos em muitas gestações saudáveis. "Mas, dependendo do tamanho ou local, eles podem afetar a capacidade de uma pessoa engravidar, permanecer grávida ou ter uma gravidez saudável", diz a médica.

Os miomas são normalmente classificados com base no local do útero em que ocorrem.

"Um mioma submucoso tem maior probabilidade de afetar uma futura gravidez ou afetar a capacidade de engravidar ou conceber, enquanto miomas intramurais, especialmente se forem pequenos, provavelmente não vão ter efeito em uma futura gravidez ou na capacidade de engravidar," refere.

Pode ser solicitado um ultrassom ou uma ressonância magnética (RM) para avaliar as opções de tratamento.

"A cirurgia tradicional baseada em evidências para quem deseja uma futura gravidez é a miomectomia - um procedimento em que cortamos o útero para remover o mioma e depois cosemos o útero de volta para que seja preservado para a gravidez futura", diz.

As opções mais recentes minimamente invasivas incluem ablação por radiofrequência e embolização que permitem que a maioria das doentes vá para casa no mesmo dia com tempos de recuperação mais curtos.

A especialista reforça que os miomas podem complicar a gravidez em algumas pessoas. "Especialistas em miomas podem ajudar a orientar quanto à variedade de opções de tratamento, seja no tratamento dos sintomas como para possibilitar uma gravidez futura, se esse for um dos objetivos."

Artigos Relacionados: 

Embolização Uterina 

O que são miomas?

Miomas uterinos: perdas sanguíneas e dor podem condicionar as férias 

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock