Complicações e tratamentos

O envelhecimento da coluna vertebral

Atualizado: 
30/09/2020 - 11:51
À medida que envelhecemos, muitas partes do nosso corpo começam a doer. Infelizmente, a coluna é mais propensa a ter problemas graves ao longo dos anos. As condições da coluna, como doença degenerativa do disco e estenose vertebral, aumentam o risco para os mais idosos.

Questões comuns sobre o envelhecimento vertebral

Degeneração discal

A coluna vertebral tem ossos chamados vértebras que estão uns sobre os outros com os discos interverterias entre eles com a função de amortecer o choque entre eles. Com o tempo, esses discos começam a desgastar- se, o que faz com que as vértebras percam a mobilidade. Quando isso acontece, pode sentir dor nas costas e rigidez.

Tratamentos possíveis: Ozonoterapia, Epidural, PRP, Cirurgia.

Estenose do canal

Quando isso acontece, pode haver estreitamento do canal vertebral. O doente vai sentir a pressão na medula espinhal e os nervos ficam comprimidos, podendo provocar dor lombar, dormência e fraqueza nas pernas.

Tratamentos possíveis: Ozonoterapia, Epidural, PRP, Cirurgia.

Artrose das articulações facetárias

Também conhecido como Síndrome Facetaria ocorre quando a cartilagem que separa as articulações facetárias da coluna vertebral degenera. Isso acontece naturalmente ao longo do tempo, mas os sintomas incluem dor lombar e rigidez. Normalmente, estes atingem o pico de manhã e no final do dia.

Tratamentos possíveis: Radiofrequência

Vértebras frágeis

Esta condição é mais comum em mulheres e também é chamada de osteoporose. Isso faz com que os ossos das costas percam a densidade óssea e se tornem mais frágeis com o tempo, o que permite que as fraturas aconteçam mais facilmente.

Tratamentos possíveis: Farmocoterapia

Fraturas de Compressão

Mais comum para aqueles que sofrem de osteoporose, isso acontece quando as fraturas fazem com que o osso vertebral colapse parcialmente. Além de perder altura, também causa dores nas costas súbitas e severas, deformidade da coluna vertebral e incapacidade de fazer exercícios físicos.

Tratamentos possíveis: Vertebroplastia e radiofrequência.

Mudando de Postura: A partir dos 30 anos, pequenas mudanças acontecem quando se trata de nossa postura. Na verdade, a pessoa média perderá cerca de 1 cm de altura a cada 10 anos depois de atingir a altura máxima Isso é ainda mais verdadeiro para pessoas com mais de 70 anos, e nossa atitude pode mudar durante esse tempo. Se sua postura repentinamente começar a mudar drasticamente, pode ser devido a qualquer um dos problemas acima.

Como ajudar a sua coluna a envelhecer

Como a maioria das condições médicas, existem várias ações que você pode tomar antes que as coisas comecem a agravar. Para ser proativo, considere adicionar algumas destas rotinas à sua agenda:

  • Exercício para evitar o excesso de peso e para fortalecer as costas e os músculos abdominais.
  • Mude a sua postura. Enquanto o fato é que nossas costas começam a se inclinar mais à medida que envelhecemos, pode se tornar tão grave que afeta nossa capacidade de andar. Certifique-se que esta direito, especialmente se você trabalha tem uma vida sedentária.
  • Tente levantar-se a cada vinte minutos sentado.
  • Verifique o seu cálcio e vitamina D.
  • Não fume.
  • Certifique-se de comer uma dieta equilibrada de vegetais, frutas e evitar carne vermelha.
  • Se tem ansiedade com frequência, passe algum tempo relaxando e garantindo que os músculos das costas estão relaxados.

Autor: 
Dr. Armando Barbosa – especialista no tratamento da dor nas Clínicas PainCare
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock