Recomendações

Está em Isolamento Social? A DGS recomenda a que mantenha alguma atividade física

Atualizado: 
18/03/2020 - 12:23
Reduzir substancialmente a sua atividade física ou aumentar o seu comportamento sedentário, passando mais tempo sentado, reclinado ou deitado, pode ser prejudicial para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, mesmo em isolamento social profilático, sem sintomas nem diagnóstico de doença aguda, deve seguir algumas recomendações para se manter ativo.

Assim, a Direção-Geral da Saúde faz saber que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, os adultos saudáveis devem realizar diariamente 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.

Nesta fase de isolamento social, e de modo a manter a sua aptidão cardiovascular, a DGS recomenda que tente “andar o mais possível pela sua casa, realizar as suas atividades domésticas, tratar do seu jardim/horta, e até dançar”.

Para manter a sua força muscular e equilíbrio, pode realizar alguns exercícios na sua casa com o apoio de cadeiras, garrafas de água, ou apenas com o peso do próprio corpo. Aqui pode encontrar alguns exercícios para realizar: https://diabetesemmovimento.wordpress.com/videos/.

Por outro lado, algumas atividades lúdicas com as crianças podem ser pensadas para permitir a expressão física. Um bom exemplo disso são os jogos tradicionais como a macaca, jogo do elástico ou saltar à corda. Todas estas atividades promovem a aptidão cardiovascular, a força dos músculos e o equilíbrio.

No combate ao sedentarismo, a principal recomendação é não passar mais de 30 minutos seguidos sentado, reclinado ou deitado. Se estiver acordado, claro!

Assim, sempre que o telefone tocar, levante-se para atender a chamada e circule pela casa enquanto fala ao telemóvel;

Aproveite os intervalos publicitários na televisão para esticar as pernas e, se possível, deixe o comando da televisão afastado de si para que o obrigue a levantar-se sempre que o quiser utilizar.

Se tiver de trabalhar de casa, usando computador ou tablet, alterne entre as posições de sentado e de pé, tanto quanto possível.

Por fim, a Direção Geral da Saúde apela a aproveita para ler, jogar jogos de tabuleiro, fazer puzzles ou jogar às cartas, uma vez que são atividades com “estímulo cognitivo importante”.

 

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock