Dez perguntas sobre canhotos
1. O que determina que uma pessoa seja canhota?
A maioria das pessoas são canhotas por influência genética. Os fatores que determinam ser canhoto não estão totalmente esclarecidos e não são tão simples como por exemplo a cor dos olhos, mas sabe-se que são na sua maioria fatores genéticos e que por isso estão presentes já desde antes do nascimento.
2. Ser canhoto é uma doença?
Houve épocas em que ser canhoto teve uma conotação negativa e outras em que era visto como uma deficiência. Ser canhoto é uma condição. As pessoas podem ter olhos castanhos azuis, verdes. Embora funcione de forma diferente, também podem ser destras, canhotas ou ambidestras no caso de usarem de igual modo os dois lados do corpo. Estima-se que cerca de 10% da população seja canhota, o que significa que é uma condição minoritária, mas não uma doença ou uma deficiência.
3. Quando é que os pais percebem que uma criança é canhota?
O uso das mãos é essencial no desenvolvimento dos bebés. Inicialmente os bebés vão usar ambas as mãos e também a boca para explorar o mundo ao seu redor. Levar as mãos à boca, pegar em objetos, atirá-los para o chão, transferir de uma mão para outra, puxar cabelos, são tarefas que não exigem uma especial coordenação e por isso não notamos habitualmente o uso preferencial de uma das mãos. Mas com o crescimento as crianças vão sendo capazes de desempenhar tarefas mais complexas e que exigem uma maior destreza no uso das mãos, como desenhar ou pegar na colher.
É por volta dos 2-3 anos que os pais costumam perceber uma preferência ou tendência para usar mais o lado esquerdo do que o direito, embora possa acontecer mais cedo, por volta dos 18 meses. No entanto, só mais tarde, já na idade escolar, fica completamente definido se uma criança é de facto canhota.
Se os pais notarem que a criança é canhota ou usa o lado esquerdo muito antes dos 18 meses, então devem esclarecer este assunto no pediatra. Porque antes desta idade, apesar da criança já ser canhota, uma vez que está nos genes, poderá não ser normal que se note tanto e têm que se excluir se não há nenhuma lesão que esteja a impedir de usar o lado direito.
Também é engraçado perguntar a uma criança quando notou que era canhota. O meu irmão Manel diz que se apercebeu aos 3-4 anos porque não conseguia chutar bem com o pé direito quando jogava futebol, sempre lhe foi mais intuitivo chutar com o pé esquerdo. Outras pessoas com quem falei lembram-se mais do momento em que foram para a escola e perceberam que tinham mais facilidade em escrever com a esquerda.
4. Deve-se contrariar?
Nunca! Uma criança não deve ser forçada a usar o lado direito se tem preferência pelo esquerdo, nem vice-versa. Atualmente penso que não há tanto este problema, porque não há propriamente um estigma em ser canhoto. Talvez possa acontecer que os pais não estejam muito convencidos que a criança é mesmo canhota, até porque se nenhum dos pais for, não esta acostumado a esta situação, e por isso possam ter tendência em por a prova se a criança é mesmo canhota e incentivar a que pegue com a mão direita no lápis ou na colher. Mas se de facto verificam que tem mais facilidade com a esquerda, deve ser dada total liberdade para usar o lado preferencial e os pais devem aprender a ensinar como executar as tarefas com esse lado.
Isto é fácil de dizer, mas às vezes não é fácil de executar! A minha mãe por exemplo é professora primária e diz que tem dificuldade em ensinar as crianças canhotas a fazer uma boa caligrafia, porque o normal é colocar a mão por cima e ajudar no movimento da mão. Com um canhoto isto é mais difícil e os pais podem sentir estas dificuldades com os filhos.
5. Os canhotos fazem tudo com o lado esquerdo?
Não necessariamente. Voltando ao meu irmão, faz quase tudo com o lado esquerdo e nota inclusivamente mais força desse lado. Mas ténis e paddle joga do lado direito porque aprendeu assim. Isto pode acontecer. Escrever com um lado e praticar desporto com o outro, ou escrever com um lado e comer com o outro. Normalmente chamamos canhoto a uma criança que escreve com a esquerda, mesmo que tudo o resto faça com a direita.
Também é verdade que os canhotos têm mais facilidade em utilizar os dois lados. Isto é porque provavelmente se aprenderam a desenvencilhar num “mundo de destros”. A maioria dos canhotos usa melhor a mão direita, do que nós os destros usamos a esquerda. Somos mesmo uns zeros à esquerda, como se costuma dizer!
6. Ser canhoto tem desvantagens? Quais?
A maioria das desvantagens que os canhotos referem são as mesmas: alguns aspetos do dia-a-dia que não estão adaptados para a sua condição como por exemplo: escrever sem borrar o que se escreve, porque como escrevemos da esquerda para a direita, a mão passa sempre por cima e borrata com facilidade; o ideal é não usar canetas de gel, que têm mais tendência a borratar; dificuldades na caligrafia pelo modo de pegar no lápis que é ensinado; partilhar a secretária na escola, se ficam do lado direito estão sempre a bater no cotovelo do colega quando escrevem; a dificuldade típica das tesouras, embora haja já tesouras adaptadas para canhotos – isto na sala de aula, mas por exemplo o meu irmão na cozinha desespera; abrir a porta do frigorifico pode ser um desafio, e portas em geral, porque o puxador ao ser à esquerda, abre mais facilmente com a mão direita que faz força para puxar...
São habitualmente pequenas coisas do dia-a-dia, mas penso que na escola surgem as maiores dificuldades e é preciso saber ajudar as crianças que escrevem com a mão esquerda, para que não se sintam frustradas numa etapa essencial da aprendizagem que é aprender a escrever.
7. E vantagens? Quais?
Em alguns desportos os canhotos têm vantagens. Nas modalidades em que o adversário é enfrentado diretamente, como acontece no ténis ou no boxe, os canhotos têm vantagem. A razão é simples: os esquerdinos estão mais habituados a disputar provas com destros (existem em maior número) do que os destros com canhotos.
Também há vários estudos científicos que demonstram que os canhotos são melhores em matemática, sobretudo na resolução de problemas complexos. O que explica esta teoria é a matemática estar relacionada com o lado direito do cérebro, que os canhotos terão mais desenvolvida.
8. Conhece muitos canhotos? O que gostava de lhes transmitir?
Pelos vistos conheço, mais do que esperava! Quando comecei a preparar este tema só me lembrei do meu irmão. Mas depois perguntei em alguns grupos de amigas no WhatsApp quem era canhoto e fiquei surpreendida. Convivemos com as pessoas no dia-a-dia e não nos damos conta. E ainda bem, porque significa que de facto não é nada de extraordinário!.
Também há vários famosos canhotos, como o Messi (claro que foi o meu irmão que me falou deste), o Justin Bieber, a Angelina Jolie ou o Bill Gates.
O que gostava de lhes transmitir? Que sejam criativos! Já se inventaram muitas coisas para facilitar a vida aos canhotos neste mundo destro, mas a imaginação pode inventar sempre mais. Ao mesmo tempo acho importante a partilha de experiências, porque isso ajuda a encontrar soluções. Aprendemos muito com aqueles que passaram pelas mesmas dificuldades. Seria um projeto giro um grupo de adolescentes canhotos falar a crianças que sejam canhotas, por exemplo. Pode-se fazer muito bem apenas com estas ideias simples.
9. E aos pais?
Aos pais gostava de transmitir tranquilidade. Não há problema nenhum em ter um filho canhoto! Pode surgir o receio de que tenha mais dificuldades na escrita, mas a verdade é que os miúdos acabam por se adaptar bem! Não são crianças com mais dificuldades escolares do que as outras. Por isso os pais devem ficar tranquilos, ter um filho canhoto não é nenhum problema.
10. Como se pode ajudar um canhoto?
Há várias páginas na internet com dicas para ajudar os canhotos na escrita. Os canhotos têm tendência a colocar a mão em gancho para verem o que estão a escrever. Pegando no lápis um pouco mais a cima, cerca de 3 cm acima do bico, terão mais facilidade em ver o que escrevem sem ter que dobrar a mão. Outra coisa que pode ajudar é usarem canetas e lápis mais grossos; há inclusive canetas e lápis próprios para canhotos, que facilitam o uso destes instrumentos. Também a folha em que escrevem, se a desviarem um pouco para a direita, será mias fácil para escrever. Na escola, no caso de partilharem a secretária com os colegas, os canhotos devem ficar do lado esquerdo. Por fim, penso que é importante que os pais adquiram material para canhotos, como é o caso das tesouras, logo desde a idade pré-escolar, para que as crianças aprendem desde cedo a desempenhar estas tarefas. Não adiar a compra de material parece-me uma dica importante.
Estas são só algumas sugestões, mas há várias! Para terminar, diria que é importante ouvirmos as sugestões ou às vezes as queixas das crianças e adolescentes, em vez de desvalorizar, de modo a poder ajudar a que se adaptem o melhor possível neste mundo tão destro.