Cuidados e tratamentos

Como melhorar a qualidade da pele depois do verão

Atualizado: 
22/09/2021 - 10:19
Com a chegada do Outono, é altura de reparar os danos causados pela exposição solar prolongada na nossa pele. O médico dermatologista Luís Uva explica o que deve usar e que tratamentos deve fazer.

Sendo a pele um órgão sob stress durante o Verão, o seu término e, portanto, o retorno a um ritmo mais habitual, aconselha a que se faça um exame geral deste órgão. Existem inúmeros tratamentos que visam a recuperação da pele dos desequilíbrios a que é sujeita durante os meses de maior calor. Contudo, na hora de decidir o que fazer, encontramos uma quantidade excessiva de técnicas, tornando-se difícil escolher a que melhor se adapta às necessidades de cada tipo de pele.

Não existe nenhum tratamento indicado para melhorar a qualidade da pele que esteja indicado para todos os pacientes. O ideal é recorrer a um dermatologista para que seja efetuada uma avaliação personalizada e se defina qual o melhor procedimento a adotar.

Na recuperação da pele danificada pelo sol podem utilizar-se cosméticos que contenham substâncias ativas que melhoram a qualidade da pele, tais como a vitamina C, derivados de vitamina A como o retinol ou ácido retinóico e os alfa-hidroxiácidos tais como ácido glicólico. Existe uma enorme multiplicidade de produtos deste género, que devem ser usados atendendo ao estado da pele, tipo de vida e à idade.

Existem igualmente procedimentos estéticos que tratam mais profundamente a sua pele.

A mesoterapia, através da utilização de cocktails de vitaminas e aminoácidos que penetram até à derme, é um ótimo tratamento reparador e hidratante em profundidade.

A utilização de substâncias de preenchimento como o ácido hialurónico, com alto poder de fixação de água e hidratação da derme, nas rugas ou em regime de skin boosters, é também indicada e eficaz.

Numa outra perspetiva de combate ao fotoenvelhecimento, a realização de peelings químicos com ácido glicólico ou ácido tricloroacético em baixas concentrações, tem o objetivo de remover de forma quase não traumática as células envelhecidas e estimular parcialmente a formação de colagénio pela derme superficial, sendo por isso o tratamento ideal para a remoção das manchas causada pela exposição prolongada ao sol.

Com o mesmo objetivo de reparação, pode ainda recorrer-se à luz pulsada, laser ou radiofrequência.

Assim, o cuidado da pele em época pós-solar é de extrema importância, quer na prevenção de doenças malignas, como o cancro cutâneo, quer na prevenção do fotoenvelhecimento. A hidratação é sempre um aspeto muito importante quando se fala de sol e pele: uma pele bem hidratada cumpre melhor a sua função de proteção em relação a elementos externos.

Autor: 
Dr. Luís Uva - Dermatologista
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay