Como manter a saúde em dia durante as festas de final de ano
Segundo a nutricionista, este pode não ser o momento ideal para iniciar uma dieta. Em vez disso, ela pede que, durante as festas, preste atenção à quantidade e à frequência do consumo de alimentos e tente consumir porções menores em vez de ficar em jejum antes de ir a uma festa.
"Quando saltamos refeições, temos muito mais fome quando chegamos a uma festa ou reunião social", explica Andrea Delgado. Em vez disso, "coma refeições pequenas e equilibradas ou faça um lanche antes de ir para o evento."
Tente escolher as opções mais saudáveis para as festas de fim de ano, mas não se sinta culpado se exagerar. "Não faz mal planear a próxima festa", explica Delgado.
Manter-se hidratado também é importante, e a água é, de acordo com a nutricionista, a melhor opção.
"Na maioria das vezes, descuramos a hidratação e acabamos por optar por bebidas açucaradas ou com álcool, o que pode resultar na ingestão de muitas calorias quando comparado com as zero calorias ingeridas quando bebemos água", explica.
Infelizmente, comer em excesso durante as festas de fim de ano tem o potencial de fazer com que os indivíduos que estavam à beira de um diagnóstico médico ultrapassem os limites.
"Talvez tenhamos agora novos diagnósticos de colesterol elevado ou um novo diagnóstico de um estado pré-diabético ou de diabetes, porque, apesar destes excessos terem sido cometidos durante um curto período de tempo, foram suficientes para que as novas condições fossem diagnosticadas", alerta.
Ao prestar atenção ao tipo e à quantidade de alimentos que ingere, pode manter o seu compromisso com uma dieta saudável, mesmo durante a época festiva.
"Desfrute das festas de fim de ano com uma boa dieta", diz a nutricionista. "Não existe uma abordagem de tudo ou nada para a nutrição. Pode desfrutar de tudo com moderação", termina.