23.ª Reunião da Primavera da SPAIC

SPAIC dedica evento a patologias que afetam um terço dos portugueses

Coimbra é a cidade escolhida para receber a 23.ª Reunião da Primavera da Sociedade Portuguesa de Alergologia a Imunologia Clínica (SPAIC). Esta edição é dedicada à rinite e à rinossinusite – patologias que afetam cerca de um terço da população portuguesa.

Para Ana Morête, presidente da SPAIC, a escolha deste tema assume toda a pertinência uma vez que ambas as patologias “são muito prevalentes e com um elevado impacto na vida dos doentes”. Estudos epidemiológicos nacionais revelaram uma prevalência de rinite de 33,6% e de sinusite de 27%, “daí que seja comum dizer-se que cerca de um terço dos portugueses sofrem destas patologias”, esclarece a médica imunoalergologista.

O impacto que ambas as doenças têm na qualidade de vida também não pode ser esquecido e, de acordo com Ana Morête, “expressa-se sob várias dimensões: na saúde do doente, em aspetos relacionados com o seu bem-estar psíquico e, ainda, no aumento do consumo de recursos e de gastos económicos”. A especialista acrescenta que “os sintomas de rinossinusite (espirros, lacrimejo, comichão intensa a nível nasal/ocular, obstrução nasal, perda de olfato, rinorreia e pressão na face) são sintomas incomodativos que, muitas vezes, têm impacto também na audição, no sono, e se associam a limitações sociais e ocupacionais, absentismo laboral ou escolar. Adicionalmente, a necessidade de terapêuticas médicas a longo prazo, a necessidade de tratamento cirúrgico e as mudanças nos hábitos e no estilo de vida também impactam negativamente os aspetos físicos, emocionais e sociais da vida dos doentes”.

No que diz respeito ao programa do evento, de acordo com a organização, ao longo do dia vão ser contempladas as diferentes vertentes temáticas da patologia nasossinusal que é central na prática da Imunoalergologia e, simultaneamente, exemplo de multidisciplinaridade. “A abordagem da rinite de difícil controlo, os dados nacionais da rinossinusite crónica com polipose nasal e a fundamentação das diferentes abordagens terapêuticas e seu enquadramento interdisciplinar, são exemplo dos temas em discussão”, refere a presidente da SPAIC.

Acresce a isto o facto de se celebrar, no dia 24 de abril, o Dia Mundial da Conscientização para a Rinossinusite Crónica com Polipose Nasal e, por esse motivo, a SPAIC associa-se às comemorações desta data existindo no programa da reunião a Conferência EUFOREA (European Forum for Research and Education in Allergy and Airway Diseases). 

“A rinossinusite crónica grave com polipose nasal está associada a um elevado impacto negativo na qualidade de vida e a importantes custos diretos e indiretos, decorrentes da necessidade de consultas não programadas, corticoterapia sistémica e múltiplas intervenções cirúrgicas. Promovendo o Dia Mundial da Consciencialização para a Rinossinusite Crónica com Polipose Nasal, estamos a promover a literacia em saúde. Desta forma, estamos a promover a responsabilização e envolvimento interdisciplinar, não só do doente e das entidades decisoras em Saúde, mas também de todos os clínicos envolvidos, desde os Cuidados de Saúde Primários às especialidades intervenientes, como a Otorrinolaringologia e a Imunoalergologia”, conclui Ana Morête.

 
Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC)