Solução permite redução de 1 tonelada na pegada de carbono

Sanofi CHC implementa sistema de embalamento amigo do ambiente

Com o objetivo de encontrar uma solução mais sustentável para o embalamento dos seus produtos e para que estes continuem a chegar em perfeitas condições às mãos dos clientes, a Sanofi Consumer Healthcare (Sanofi CHC) desenvolveu uma solução de embalamento que passou por alterar o material de enchimento das caixas de transporte para um material mais sustentável e mais maleável.

Desta forma, foi descartada a utilização de material de enchimento de bolsas de ar em plástico, sendo substituído por folha de cartão reciclado picado (Shredded Cardboard Recycled). O operador logístico e parceiro da Sanofi CHC, para dar resposta a esta necessidade de tornar o embalamento mais verde e amigo do ambiente, adquiriu uma máquina para transformar o cartão das caixas de transporte vazias, com origem de fábrica, em cartão picado para enchimento, reaproveitando assim o material para acondicionamento da mercadoria.

Como resultado desta alteração, o impacto foi muito positivo na pegada ecológica, na medida em que houve uma redução de consumos de plástico na operação de preparação acima de 600 Kg/ano, com a redução de 1 tonelada na pegada de carbono.

Segundo Inês Pinto, Supply Chain Lead Sanofi Consumer Healthcare, "este projeto é um claro exemplo de como a sustentabilidade desempenha um papel fundamental na estratégia operacional da Supply Chain Sanofi CHC. Ao fazermos esta alteração de material de enchimento tornámos o nossa operação mais eficiente em termos de recursos, bem como em desperdício, utilizando caixas de fábrica vazias em cartão para o enchimento das nossas caixas de transporte. Ao estarmos focados em adotar práticas sustentáveis como a utilização de fontes de energia renováveis, a otimização das rotas de transporte e a minimização dos materiais de embalagem, estamos a promover a diminuição da nossa pegada ecológica, bem como a contribuir para a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras".

“Há muito que a Sanofi tem vindo a implementar processos de melhoria nas embalagens dos seus produtos e em toda a sua atividade, de forma a tornar-se uma empresa mais sustentável e com uma pegada ambiental cada vez menor. Nesse sentido, substituir o enchimento das embalagens de acondicionamento dos nossos produtos ajuda-nos na nossa missão de sermos mais verdes e amigos do ambiente. Queremos que este tipo de processos seja replicado em toda a nossa operação, sendo que temos vindo a trabalhar no sentido de identificar estratégias que nos ajudem na persecução deste objetivo”, refere Pedro Gouveia, Country Head PORTUGAL, Sanofi Consumer Healthcare

Uma vez que a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da Sanofi CHC, de futuro a companhia continuará a promover sessões de partilha proativas com o seu operador logístico, ID Logistics, para tornar o seu processo de distribuição mais sustentável, utilizando materiais e/ou processos mais sustentáveis.

De acordo com Vitoria Nunes, ID Logistics Director Portugal, "a ID Logistics esteve sempre comprometida com os desafios da sustentabilidade, tendo implementado uma política pró-ativa de redução de consumo de energia e resíduos, para diminuir a pegada de carbono das suas atividades em 40%, excluindo compensações, até 2030. A substituição do enchimento de caixas faz parte de um conjunto alargado de medidas para alcançar este objetivo.

Este compromisso reflete as convicções do Grupo e as expectativas dos seus stakeholders em relação aos desafios do desenvolvimento sustentável. É um motor essencial da estratégia e a sustentabilidade do modelo de negócio, que vai ao encontro das expetativas dos nossos clientes, contribuindo para a sua missão de serem mais verdes e amigos do ambiente.”

Fonte: 
Sanofi Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sanofi Portugal