Evento organizado pela Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses

A Psicologia no Sistema de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo debate-se no Porto

O Porto recebe, nos próximos dias 11 e 12 e abril, o “IV Encontro Multidisciplinar A Psicologia no Sistema de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo”. É organizado pela Delegação Regional do Norte (DRN) da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e vai decorrer no Teatro Municipal do Porto.

Depois de um primeiro dia de workshops, a sessão plenária decorre na sexta-feira, dia 12 de abril. A sessão de boas-vindas, pelas 9h30, conta com a presença do Bastonário da OPP Francisco Miranda Rodrigues e do Presidente da DRN Eduardo Carqueja.

Às 10h00 há a Mesa Redonda “Passado, Presente e Futuro do Sistema de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo”, com Catarina Marcelino, do Instituto de Segurança Social, João Fernandes, Vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Fátima Matos, da Casa Pia de Lisboa, e Rui Godinho, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Será moderado por Joana Cerdeira, vogal da Direção da Delegação Regional do Norte da OPP.

Celso Costa, psicólogo e fundador da Next Level Hub vai falar, às 12h00, sobre “Captar e Reter Profissionais Suficientemente Bons no Sistema de Proteção”. Segue-se, às 12h30, a intervenção da psicóloga e docente da Universidade Católica do Porto Elisa Veiga sobre “Contextos sensíveis ao Trauma: a sua importância para a promoção dos direitos das crianças”.

Às 14h30 há uma mesa-redonda sobre “Prevenção de perigo: o papel das entidades de primeira linha”. Conta com Daniela Machado, psicóloga e coordenadora do Programa Nacional de Prevenção contra a Violência da Direcção Geral da Saúde, José de Sousa, Director de Serviços de Projectos Educativos da Direcção Geral da Educação, Paulo Vieira-Pinto, Professor Auxiliar da Universidade Fernando Pessoa e Professor Auxiliar

Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Vai ser moderado por Maria Barbosa-Ducharne, Psicóloga e docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

“Acolhimento Familiar: Manual para Reticentes” será o tema da intervenção do psicólogo e docente na Universidade de Sevilha Jesus Palácios, pelas 15h30. O “IV Encontro Multidisciplinar A Psicologia no Sistema de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo” termina com um debate com a plateia.

No primeiro dia, 11 de abril, há workshops sobre vários temas: Intervenção com famílias de origem tendo em vista a preservação, fortalecimento e reunificação familiares, Intervenção com Adolescentes LGBTQI+ no sistema de proteção de crianças e jovens em perigo, Avaliação Psicológica Forense e Competências de autonomia e transição para a vida adulta de jovens em acolhimento.

 
Fonte: 
Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay