País lidera e coordena plano até 2026

Portugal lidera task-force mundial dedicada ao Envelhecimento Ativo

Pela primeira vez, Portugal vai liderar um grupo de experts que irão monitorizar a implementação das medidas do Envelhecimento Ativo e Saudável previstas ao nível das Nações Unidas.

O grupo de trabalho foi proposto esta segunda-feira, na reunião da executiva do grupo permanente de envelhecimento da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), em Roma.

Portugal vai liderar e coordenar a task-force até 2026. Durante este período, o grupo de trabalho vai definir e monitorizar os indicadores e medidas para o envelhecimento ativo e saudável a nível mundial.

Para Nuno Marques, coordenador nacional do Plano Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável e líder da task-force mundial, “trata-se de uma conquista extraordinária para o país, que demonstra a visão e importância nacional na temática do envelhecimento. Somos um dos poucos países com um plano efetivo para promover um envelhecimento ativo e saudável e, por isso, é com muito orgulho que damos o nosso contributo a nível mundial”.

O Plano Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável é uma agenda pioneira no nosso país, mas também em toda a Europa, que dá um impulso para uma transformação na nossa sociedade. O Plano assenta em 6 pilares e representa 135 atividades com compromissos. Além de responder às necessidades atuais, este Plano aposta muito na prevenção, na melhoria da qualidade de vida e na construção permanente de um envelhecimento ativo e saudáveis de todos os portugueses nas próximas décadas.

Fonte: 
Plano de Ação Envelhecimento Ativo e Saudável
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay