Para apoiarem empreendedores na área da saúde

Nova SBE e NOVA Medical School unem forças com a Carnegie Mellon University

A Nova SBE (Nova School of Business and Economics) e a NOVA Medical School estabelecem um acordo com a Carnegie Mellon University, no âmbito do Programa CMU Portugal apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para ajudarem empreendedores, startups e pequenas empresas a expandirem as suas operações e a levar os seus projetos ao máximo do seu potencial. A assinatura do acordo decorre esta terça-feira, dia 9 de abril de 2024, pelas 14h00, na NOVA Medical School.

O CMU Portugal Patient Innovation Accelerator representa um marco significativo no cenário da inovação em saúde em Portugal, visando impulsionar soluções de saúde avançadas e catalisar o empreendedorismo no setor.

O Patient Innovation Bootcamp, um programa de aceleração atualmente em execução e financiado pelo EIT Health, organizado em Lisboa, Barcelona e Copenhaga e coordenado pela Nova SBE e NOVA Medical School, em parceria com a Copenhagen Business School, o IESE Business School, o BioCat e a Associação Patient Innovation, tem como objetivo apoiar doentes e cuidadores informais na implementação e ampliação de soluções inovadoras desenvolvidas para enfrentar os seus próprios desafios de saúde. Através do protocolo CMU Portugal Patient Innovation Accelerator, a edição de 2024 do Patient Innovation Bootcamp será realizado em parceria com a CMU Portugal.

Após o bootcamp, as startups participantes avançarão para uma fase de aceleração adicional, na qual recebem apoio para expandir e desenvolver os seus negócios na Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, EUA. Nesta fase, em colaboração com o Programa CMU Portugal, realizam uma variedade de atividades, incluindo workshops, suporte ao desenvolvimento de produtos, mentorias, networking, apresentações para investidores, expansão para o mercado americano, parcerias corporativas e estratégias de sustentabilidade. O objetivo é acelerar ainda mais o crescimento das startups do ecossistema, com foco especial na aplicação de expertise em inteligência artificial.

A primeira iniciativa decorrente deste protocolo de colaboração entre as entidades será a participação doCMU Portugal na celebração do segundo aniversário do Haddad Entrepreneurship Institute na Nova SBE, dia 10 de abril de 2024, às 17h00.

"Estamos muitos satisfeitos com o acordo com Carnegie Mellon Portugal e com a possibilidade do Swartz Center for Entrepreneurship da Carnegie Mellon University ajudar os nossos alunos e os nossos empreendedores a desenvolverem as suas inovações e, eventualmente, ajudar as suas start-ups a entrarem nos EUA. Trabalhei no passado com a CMU e tenho uma excelente memória de todas as colaborações e do impacto alcançado. Esta é também uma excelente oportunidade de reforçarmos a colaboração com os nossos parceiros da NOVA Medical School", afirma Pedro Oliveira, Diretor da Nova SBE.

Por seu lado Helena Canhão, Diretora da NOVA Medical School revela que "A NOVA Medical School orgulha-se desta parceria, que permite capacitar e apoiar inovadores da área da saúde para desenvolverem as suas soluções. A universidade americana CMU é demais conhecida pela sua excelência nas áreas tecnológicas e inteligência artificial, a SBE pela formação na área da gestão e inovação e a NOVA Medical School como escola de ciência, medicina e saúde. O programa CMU Portugal associa-se assim à NOVA, para aliar de forma coesa estes três componentes, permitindo uma experiência única aos inovadores que são maioritariamente doentes e cuidadores informais e dotando-os de ferramentas fundamentais para inovarem e levarem os seus produtos para o mercado”.

“O Programa CMU Portugal tem uma forte tradição no apoio a iniciativas de aceleração de negócios e de suporte a equipas empreendedoras que pretendam a comercialização de um produto ou serviço na área das TIC. Por outro lado, a plataforma Patient Innovation resultou de um dos projetos apoiados pela Parceria. É agora um enorme prazer ver estas duas vertentes do Programa juntarem-se para dar origem ao CMU Portugal Patient Innovation Accelerator, um programa de aceleração na área da Saúde, que será certamente mais uma iniciativa de sucesso”, reforça Inês Lynce, Co-Diretora do Programa CMU Portugal.

Fonte: 
NOVA Medical School (NMS)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock