19 e 20 de março

Nova SBE acolhe primeiro summit AthenaDAO sobre investigação científica em saúde da mulher

O Campus de Carcavelos da Nova SBE vai receber, nos próximos dias 19 e 20 de março, o primeiro evento da organização internacional AthenaDAO – comunidade descentralizada de investigadores, investidores e ativistas focada na investigação científica em saúde da mulher.

Uma equipa multidisciplinar de mais de 30 especialistas internacionais vai debater formas de potenciar a investigação baseada em tecnologia para apoiar o desenvolvimento de soluções de impacto na vida das mulheres. De entre as várias iniciativas previstas para o dia de evento, destaque para a sessão aberta ao público no dia 20 de manhã (09h-13h), sob o tema Descentralised Science and Tokenisation of IP Asset, onde vários investigadores convidados irão apresentar os estudos que estão a fazer na área da saúde da mulher, no âmbito do trabalho apoiado pela AthenaDAO.

Este evento conta com o apoio da Ripple Blockchain Initiative – uma parceria entre a Nova SBE e a Ripple, desenvolvida pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center, para desenvolvimento de atividades de project-based learning, desenvolvimento tecnológico, inovação e promoção de conhecimento nas áreas de blockchain, criptomoedas, cibersegurança e FinTech.

‘Se pensarmos nas inovações que queremos acelerar como parte da nossa iniciativa de blockchain não podíamos estar mais em sintonia com a missão da AthenaDAO, que defende uma abordagem que privilegia a ciência e coloca a comunidade em destaque’, afirma Lénia Mestrinho, Diretora do Data Science Knowledge Center da Nova SBE, acrescentando ‘é exatamente este tipo de pensamento de vanguarda que defendemos e que queremos que apoie a nossa investigação e ensino aqui na Nova SBE’. Por seu lado, Inês Santos Silva da Athena DAO refere ‘o AthenaDAO Summit está a trazer a Portugal e à Nova SBE alguns dos principais investigadores mundiais na área da saúde da mulher, numa oportunidade de pensar o futuro desta área também pela vertente da web3 e blockchain.’

O encontro da Athena DAO apresenta-se como uma experiência coletiva que pretende potenciar e catalisar a forma como a comunidade molda e transforma o futuro da saúde da mulher. As boas infraestruturas, ambiente acolhedor e propício a inovações baseadas em blockchain encontrados na Nova SBE foram decisivos na escolha de Portugal para receber o evento inaugural da AthenaDAO.   

Fonte: 
Nova SBE
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Nova SBE e AthenaDAO