Prevenção dentária

Malo Clinic investe em modelos inovadores de avaliação do risco de cárie e doença periodontal

A Malo Clinic vai implementar dois modelos inovadores de avaliação de risco de cárie e de doença periodontal, com o objetivo de ajudar os seus pacientes a prevenir a perda de dentes e preservar sorrisos. Estes novos modelos traduzem o compromisso da clínica em melhorar a saúde oral dos portugueses, também através da prevenção, e tem por base o trabalho de investigação realizado pela equipa da Malo Clinic . Os novos modelos, que serão implementados durante o ano de 2024, têm a vantagem de identificar, de maneira objetiva, o risco de cada paciente e de possibilitar a tomada de medidas específicas de prevenção e preservação da sua dentição.

Miguel Nobre, diretor de Investigação, Desenvolvimento e Educação da Malo Clinic , realça que “as cáries e as doenças periodontais têm bastante prevalência em Portugal e são das principais causas de perda prematura de dentes. Os modelos que estamos a implementar na Malo Clinic resultam de um trabalho de investigação alargado e permitem definir objetivamente o risco de cada paciente perder dentição e tomar medidas concretas de minimização desse risco".

Os modelos avaliam o historial do paciente e a situação atual, nomeadamente a presença de placa bactriana, restaurações, idade ou hábitos tabágicos, entre outros fatores. O médico pontua cada um dos parâmetros de risco de acordo com o modelo de avaliação, o qual dá origem a uma pontuação global que se traduz num perfil de risco e numa probabilidade de cáries dentárias. Com esta análise, é possível apostar em ações preventivas junto do paciente, promovendo a saúde da sua boca.

De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, a cárie é uma doença que afeta quase 90 por cento da população. É provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente. A presença dessas bactérias na boca, associada a uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente, facilita o aparecimento de cáries. Em situações extremas, a cárie dentária pode originar infeções de extensão variável e que podem ter graves repercussões na saúde geral do indivíduo.

A doença periodontal é a sexta patologia mais prevalente no mundo e afeta cerca de 50% da população mundial. Esta doença crónica pode traduzir-se da inflamação da gengiva e na presença das chamadas bolsas periodontais residuais. A periodontite tem tratamento, mas poderá provocar sequelas, que serão tanto maiores quanto mais avançada estiver a doença na altura em que for diagnosticada. Mesmo depois de tratada, é necessário ter os cuidados adequados em casa e fazer consultas de manutenção regulares com o médico dentista pode evitar a reativação da doença. Nestas consultas de manutenção é avaliado o estado das suas gengivas e a presença de bolsas periodontais, procedendo-se à eliminação das bactérias da placa bacteriana e do tártaro.

Aposta na investigação beneficia todos os pacientes da Malo Clinic 

O novo modelo vai beneficiar todos os clientes da Malo Clinic e resulta do seu investimento contínuo na inovação, investigação e desenvolvimento realizado, o qual lhe permite ser uma referência mundial na medicina dentária. Esta aposta já permitiu a implementação de um modelo avaliação de risco de implantes, o qual permitiu tomar ações preventivas para potenciar a sua taxa de sucesso.

Fonte: 
MALO CLINIC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Malo Clinic