Na 2ª Edição do SelfCare MARKET & SUMMIT

Insparya e The Twin Docs juntos para apresentar as melhores soluções para o enfraquecimento capilar

No próximo sábado, dia 16 de março, irá realizar-se a 2ª edição SelfCare MARKET & SUMMIT que irá contar com a presença de Carlos Portinha, Diretor Clínico da Insparya, que para este evento se aliou a João e Pedro Barreira, médicos de profissão na área de oncologista e de medicina geral, respetivamente, e conhecidos pelo seu sucesso nas redes sociais com a sua página The Twin Docs. Neste contexto, os três médicos irão debater alguns dos problemas mais comuns e soluções relacionados com o enfraquecimento do cabelo, numa abordagem baseada nos princípios da medicina personalizada, adaptados à saúde capilar.

A medicina personalizada é hoje uma das mais importantes estratégias para alcançar uma maior longevidade na área da saúde, tendo sempre em conta a singularidade de cada indivíduo, através de uma avaliação personalizada e integrativa. Esta é uma visão partilhada pela Insparya, seja através do seu trabalho de investigação, desenvolvido no Insparya Science and Clinical Institute, seja através da avaliação da individualidade bioquímica, genética e dos estilos de vidas dos seus pacientes. É neste sentido que o grupo líder em transplante capilar traz para debate no SelfCare MARKET & SUMMIT a questão do enfraquecimento capilar, numa perspetiva multidisciplinar, envolvendo os médicos João e Pedro Barreira. 

São muitas as questões de saúde que comprometem a saúde capilar, sendo o cancro uma das doenças que revelam ter maior impacto, não só a nível físico, mas também mental e emocional. São reconhecidos os vários os efeitos dos tratamentos de quimioterapia que se refletem não só em todo o sistema imunológico como também em aspetos como a pele, unhas e o cabelo, que pode cair praticamente de um momento para o outro.

No caso dos homens, esta situação é socialmente mais aceite, mas para as mulheres esta é uma realidade que poderá ser mais difícil de encarar devido aos padrões de beleza impostos pela sociedade. O cabelo constitui uma parte significativa da sua imagem e perdê-lo constitui uma preocupação acrescida, na medida em que, muitas vezes, a mulher acaba por se sentir privada da sua feminilidade, expondo à sociedade a sua luta contra a doença.

Como explica João Barreira, médico oncologista, “a alopécia associada a tratamentos de cancro é algo quase incontornável, pelo que, no decorrer dos tratamentos de quimioterapia, não devem ser utilizados cuidados anti queda. A frequência da queda de cabelo é variável e depende dos fármacos utilizados no tratamento. Será necessário aguardar um período de dois a três meses após os tratamentos de quimioterapia para iniciar todo o ritual de cuidados e recuperação da saúde capilar”.

Após a conclusão dos ciclos de quimioterapia, o cabelo volta a crescer lentamente, podendo levar três a seis meses. Para recuperar e manter a saúde capilar há toda uma rotina diária que pode fazer a diferença e que, como defende Pedro Barreira, médico de medicina Geral e Familiar, deve passar pela adoção de estilos de vida saudáveis.

“Qualquer atividade física é benéfica para lidar com momentos de ansiedade. Começar a fazer exercício, não só melhorará a saúde do cabelo, mas também o bem-estar físico e mental geral, libertando ansiedade, endorfinas e promovendo o sono”, acrescenta Pedro Barreira.

Sobre a alimentação, o especialista em medicina geral e familiar considera que “uma alimentação equilibrada é fundamental em todos os aspetos, nos quais se inclui também a saúde capilar. Manter uma dieta saudável, entre outros aspetos, contribui para suprir eventuais défices nos nutrientes essenciais para o cabelo”.

Aliado à alimentação, Pedro Barreira reforça ainda que “existem outros hábitos que podem fazer a diferença como seja adotar rotinas de descanso de qualidade com sonos regulares e sem stress, um dos grandes inimigos da saúde capilar”.

Para Carlos Portinha, Diretor clínico do Grupo Insparya “não há dúvidas de que o cabelo exterioriza muitas variantes e ou circunstâncias porque o próprio corpo atravessa, sem que, muitas vezes, as pessoas se apercebam, nomeadamente o seu estado geral de saúde. As alterações na qualidade do cabelo, bem como várias condições de pele, podem ser indicadores de stress, maus hábitos alimentares, doenças de pele, ou algum desequilíbrio hormonal. Embora a alopécia androgenética seja muito comum, especialmente nos homens, em geral as alterações na saúde capilar, especialmente se forem súbitas, são um indicador para parar e observar o que se passa”.

A par dos cuidados de saúde, neste encontro cujo foco é o autocuidado, a Insparya irá destacar ainda a importância da correta higiene e nutrição capilar, assim como a importância de adequar o champô às necessidades de cada tipo de cabelo e couro cabeludo.

A tecnologia e a medicina capilar têm evoluído rapidamente nos últimos anos e atualmente não só é possível cuidar da saúde capilar com a introdução de corretas rotinas de cuidados diários, como também tratar eficazmente problemas dermatológicos e capilares graças à orientação de médicos especialistas como os da Insparya. Estas e outras questões estarão em debate num painel que cruza várias áreas da medicina para dar a melhor resposta aos problemas de saúde capilar.

Fonte: 
Insparya Hair Company
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock