Dia 7 de abril

GECP, ONCOMOVE e NORTORAC organizam a 1.ª Caminhada no Ritmo da Saúde

O Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP), em parceria com o programa ONCOMOVE da AICSO – Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia, com a NORTORAC - Associação Norte de Apoio ao Estudo dos Tumores Torácicos e com o apoio de vários parceiros, irá organizar, no dia 7 de abril, a 1.ª Caminhada no Ritmo da Saúde, na marginal de Vila Nova de Gaia, num percurso com um total de 5 quilómetros, ida e volta.

A iniciativa, que se insere nas comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, tem como objetivo principal sensibilizar para a importância da prevenção, dos programas de rastreio e do diagnóstico precoce do cancro do pulmão, bem como destacar a relevância da adoção de um estilo de vida saudável para toda a população com e sem cancro. O evento destina-se a pessoas de todas as idades, desde os 0 aos 100 anos, e convida toda a comunidade a juntar-se numa demonstração de apoio à causa.

Ana Barroso, pneumologista, coordenadora da Unidade Multidisciplinar de Tumores Torácicos, na Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho e membro da direção do GECP, salienta a importância desta iniciativa, referindo que “é mais do que um simples evento desportivo, sendo uma oportunidade valiosa para sensibilizar a população para a prevenção do cancro do pulmão e para a promoção de estilos de vida saudáveis”.

Praticar exercício físico regularmente fortalece o corpo e a mente, estando associado a uma redução do stress, melhoria do sono e aumento da autoestima. Ao participar nesta caminhada, estamos a investir no nosso bem-estar global. Ao não fumar estamos a investir na nossa saúde e na felicidade dos que nos são mais queridos.

As inscrições são gratuitas, porém obrigatórias, e podem ser feitas até ao dia 20 de março no site do GECP. Todos participantes irão receber um kit de oferta, que inclui uma t-shirt do evento e uma peça de fruta fresca para desfrutar durante ou após a caminhada.

A 1.ª Caminhada no Ritmo da Saúde conta com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, Águas de Gaia, Douro Marina e Solinca, que se juntam ao GECP, ao programa ONCOMOVE e à NORTORAC - Associação Norte de Apoio Ao Estudo dos Tumores Torácicos para tornar este evento num verdadeiro sucesso.

 
Fonte: 
Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP)