22 de março na Porto Business School

Fórum Road 2024 decorre pela primeira vez em Portugal e Espanha

O Fórum Road – XIII Fórum de Oncologia e Trombose – organizado pela LEO Pharma, com o apoio científico do Grupo de Estudos de Cancro e Trombose (GESCAT), ganha, este ano, uma dimensão ibérica. O Fórum Road 2024, espaço de partilha de conhecimento e atualização sobre Oncologia e Trombose, terá a sua sessão em Portugal, na cidade do Porto, no dia 22 de março.

Com início às 14h, na Porto Business School, o Fórum Road 2024 conta com um painel composto por especialistas em Oncologia, Imunohemoterapia, Medicina Interna e outras especialidades médicas para debater diversos temas, num formato único. O primeiro painel - “A Inspiração - “Conversas sobre Trombose e Cancro” será transmitido em live-streaming.

Neste primeiro momento, estará em destaque o papel da Inteligência Artificial na previsão do risco de TEV e risco hemorrágico, um tema trazido pelo Professor Tiago Taveira Gomes. Ainda neste bloco, a Dra. Raquel Dias e o Dr. José Miguel Rocha, ambos do Hospital de Braga, abordarão “Os Benefícios e Desafios nos Serviços Dedicados ao TEV no Doente Oncológico em Portugal”.

No segundo momento, ”A Imersão”- “Cafés com os Especialistas” com início a partir das 15h45, será debatido o perfil molecular tumoral no risco de trombose, tema apresentado pelo Dr. João Godinho, membro do GESCAT; o papel da anticoagulação parentérica no tromboembolismo no doente oncológico, pela da Dra. Carolina Guedes, membro do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) e Dra. Luciana Ricca Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Trombose e Hemostase (APTH). O Dr. Ricardo Pinto, membro do GESCAT, será responsável pelo tópico sobre a literacia e a capacitação do doente; e, para o final, a utilidade atual e futura dos novos biomarcadores da doença tromboembólica, um tema a cargo da Dra. Joana Pimenta, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e da Dra. Valéria Tavares, do IPO Porto.

O último painel – “A Prática” – que decorre entre as 18h e as 19h, é dedicado à partilha de casos clínicos, orientado pelo Dr. João Gramaça e pelo Dr. Sérgio Barroso.

O Fórum Road 2024 arranca no dia 14 de março na cidade de Sevilha, em Espanha, passando depois por Zaragoza (20 de março), seguindo para Barcelona (21 de março), Porto (22 de março), Bilbao (10 e 11 de abril), Valência (20 a 26 de abril), e termina em Madrid (9 de maio).

Fonte: 
LEO Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
LEO Pharma