Saúde fecha o ano a ultrapassar a meta dos 3 mil milhões

Exportações em Saúde crescem mais do que o esperado em 2023

Os últimos dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tendo como fonte o Instituto Nacional de Estatística (INE), demonstram que as exportações em saúde fecharam o ano de 2023 a ultrapassar a meta dos 3 mil milhões, alcançando os 3,3 mil milhões de euros.

Se durante o ano de 2022 as exportações do setor cresceram uns assinaláveis 35% face ao ano anterior, atingindo 2.4 mil milhões de euros, 2023 mantém a dinâmica com uns 35,8% alicerçados no crescimento nos mercados mais competitivos, sendo o Top 5 os EUA, a Alemanha, a Espanha, a França e a Bélgica.

Para Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal, "este marco consolida o trabalho que tem vindo a ser feito ao nível da internacionalização deste setor que assim se afirma como motor do desenvolvimento económico e social”.

Em Portugal a Saúde representa um volume de negócios anual na ordem dos 34 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 12 mil milhões, envolvendo perto de 105 mil empresas e empregando cerca de 400 mil pessoas.

 
Fonte: 
Health Cluster Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock