Destinado a profissionais das várias áreas da sexologia

Editora LIDEL apresenta manual "Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida"

A sexualidade e as diferentes formas de vivenciar as relações afetivas representam aspetos fundamentais da experiência humana que são transversais às diferentes dimensões fisiológicas, psicológicas, sociais, culturais e espirituais. Nesse contexto, surge o livro “Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida”, coordenado pela Professora Dora Carteiro e pelo Enfermeiro Hélder Lourenço, com a chancela da editora Lidel.

Esta nova obra aborda a sexualidade e todas as suas envolvências nas diversas fases da vida humana, tendo como objetivo oferecer uma perspetiva dinâmica e multidisciplinar sobre o tema. Ao longo do livro são exploradas as diferentes formas de como intervir na satisfação da sexualidade e são apresentadas questões relacionadas com a saúde sexual, desde a infância até à terceira idade.

“Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida” contribui também para um melhor entendimento das diferenças entre os conceitos de sexo, orientação sexual e identidade de género, permitindo uma adequada intervenção na área da sexualidade, independentemente da vertente a abordar.

“O objectivo deste livro é claro – “a melhoria dos cuidados prestados aos utentes” (a frase é de um dos coordenadores do projeto). Na minha opinião consegue-o de um modo sólido, mas ao alcance de todos. Aborda a Doença e o Curar sem se deixar por eles hipnotizar, privilegia o Cuidar e a Educação ao longo da vida, toma posições firmes em defesa dos Direitos de Cidadania, escreve Júlio Machado Vaz no Prefácio.

“Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida” apresenta diversos temas, dos quais destacamos: “Questões éticas na abordagem da sexualidade”, “Sexualidade do casal na gravidez”, “Disfunções sexuais no feminino e masculino”, “Disforia de género”, “Minorias sexuais e de género: compreender para intervir”, “Cuidados à comunidade LGBTQI+”, “Violência e Sexualidade”, entre muitos outros.

A obra destina-se a profissionais das várias áreas da sexologia, desde enfermeiros a médicos e investigadores, pois a sua leitura transmite informações científicas, enriquecedoras e, sempre que possível, muito práticas, que levarão os profissionais a identificar mais facilmente algumas das problemáticas comuns e, consequentemente, quais as terapias adequadas para as cuidar/tratar ou contribuir de alguma forma para uma melhor qualidade da vida sexual dos utentes.

Fonte: 
Editora LIDEL
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Editora LIDEL