Dia Mundial Sem Tabaco | 31 de maio

CHUCB corta a fita no campeonato da cessação tabágica

Para assinalar a efeméride do Dia Mundial Sem Tabaco, que se comemora hoje dia 31 de maio, e no âmbito do Programa de Prevenção do Tabagismo do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, a Unidade de Cessação Tabágica desta unidade de saúde está a realizar, ao longo de todo o dia, várias iniciativas representativas do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na instituição, em prol da promoção da saúde e bem-estar de todos, utentes e profissionais, e na senda de um Hospital 100% Livre de Fumo.

Assim, no início da manhã teve lugar uma cerimónia simbólica de “corte de fita” para marcar a implementação de todas as medidas a que este Centro Hospitalar se propôs, ao ingressar, em finais de 2017, num projeto pioneiro ao nível da cessação tabágica em Portugal, liderado pelo Instituto Catalão de Oncologia e financiado pela “Global Bridges Health Care Alliance for Tobacco Dependence Treatment”, uma parceria entre a Mayo Clinic e a American Cancer Society. A cerimónia em causa foi presidida pelo Vogal do Conselho de Administração, Dr. Vítor Mota, acompanhado pela médica pneumologista, Dra. Sofia Ravara e pela Enfermeira Lídia Videira, responsáveis pela área da cessação tabágica do hospital.

De referenciar, que mercê deste programa e em conformidade com as orientações da OMS e a legislação em vigor, foram adotadas na instituição, medidas de prevenção e controlo de tabagismo, mais musculadas e abrangentes, de modo a proteger a saúde de todos, incluindo um maior incentivo e apoio ao tratamento de doentes dependentes. Entre as medidas de maior impacto destacam-se:

1. a delimitação do perímetro externo do hospital, a partir do qual não é permitido fumar, estando este assinalado no piso junto às entradas principais do CHUCB, através de barras de sinalização amarelas, sendo que esta medida tem como objetivo eliminar o risco de contaminação do ambiente interior do hospital. Nesse sentido, as entradas do edifício estão também a ser monitorizadas por filtros medidores dos níveis de nicotina ambiental, uma vez que fumar dentro ou no exterior próximo das instalações contamina o ambiente interior do hospital.

2. outra medida de relevo, consiste na formação / capacitação de um número alargado de profissionais de saúde para a abordagem sistemática do tabagismo e para a intervenção breve ao nível do aconselhamento, através de um curso em formato e-learning. Esta ação formativa pretende alcançar cerca de 400 profissionais de saúde, envolvidos no processo de diagnóstico e terapêutica, capacitando-os para intervir junto dos doentes e ajudando-os a deixar de fumar.

Também durante o dia de hoje, está a decorrer no CHUCB uma ação de sensibilização em vários serviços, destinada a profissionais de saúde, aos quais estão a ser disponibilizados vários materiais de suporte informativo e pedagógico, tais como guias de intervenção clínica, a implementar junto à cabeceira dos doentes, dado que o internamento hospitalar é, naturalmente, uma janela de oportunidade para motivar e apoiar um fumador a deixar de fumar.

Ainda neste contexto, relembramos que o CHUCB mantém a oferta de consultas de cessação tabágica destinadas aos utentes, funcionários e seus familiares, em horário flexível e pós laboral, sendo estas isentas de taxa moderadora e com comparticipação de fármacos de cessação tabágica.

De acordo com palavras do Dr. Vítor Mota “é para o Conselho de Administração do CHUCB uma honra ter uma valência desta natureza, pois representa a aposta do hospital na promoção da saúde, à medida que proporciona os meios necessários e o apoio adequado para os nossos utentes fumadores travarem a batalha de deixar de fumar. Além disso, todas as medidas aqui implementadas visaram a promoção de um ambiente saudável para todos, eliminando os riscos de tabagismo passivo e um real incentivo para a adoção de estilos de vida saudáveis, sendo que o envolvimento e empenho de todos os profissionais de saúde e funcionários do CHUCB neste programa foi absolutamente fundamental para o sucesso do mesmo”.

Fonte: 
Gabinete de Comunicação e Marketing do CHCB
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.