“Semana da Atividade Física e da Saúde”

Campanha “Olhe Pelas Suas Costas” esclarece dúvidas sobre dores de costas a 150 alunos

A campanha “Olhe Pela Suas Costas” esteve presente na “Semana da Atividade Física e da Saúde”, dinamizada pelo Instituto de Ciências Educativas (ICE), da Ramada, para abordar os principais impactos associados à saúde da coluna nos mais jovens.

Nesta iniciativa de sensibilização, que decorreu esta manhã, os jovens alunos das turmas do 7.º e do 8.º anos receberam a visita do neurocirurgião, Francisco Rebelo, que lhes explicou como podem prevenir as dores de costas.

Aprender a estar sentado na sala de aula ou em frente de dispositivos eletrónicos, quais as melhores posturas ao longo das fases de crescimento e a importância da prática de exercício físico foram algumas das mensagens transmitidas por Francisco Rebelo, no decorrer da manhã. Dicas e boas práticas para prevenir as dores nas costas.

“Iniciativas como esta são muito importantes, porque é na escola que estes jovens passam a maior parte do tempo e, por isso, é importante que mantenham uma boa postura em sala. As doenças da coluna, geralmente, não apresentam sintomas, acabando por passar despercebidas, sendo que na maioria do casos, estas patologias só são diagnosticadas depois de ter sido realizado um raio X à coluna”, afirmou Francisco Rebelo. “Alem disso, é fundamental que os mais novos falem com os seus pais e professores sobre algum desconforto que possam sentir na coluna, para que obtenham um diagnóstico atempado”, acrescentou.

Segundo a Sociedade Portuguesa da Patologia da Coluna Vertebral, em Portugal, cerca de 15% dos adolescentes sofrem de dores nas costas e estima-se que 60% das crianças e jovens já tenham sofrido deste tipo de dores em algum período da sua vida. Dados que podem ser explicados devido a maus hábitos adotados pelos mais jovens.

 
Fonte: 
Campanha “Olhe Pela Suas Costas”
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Campanha “Olhe Pela Suas Costas”