De 4 a 21 de abril

Biblioteca da Universidade do Algarve dá a conhecer a história dos 100 anos da descoberta da insulina à população algarvia

A Biblioteca da Universidade do Algarve tem patente a exposição “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” até ao dia 21 de abril. No dia 8 deste mês, pelas 14h30, vai ser realizada uma sessão de inauguração, na qual estarão presentes a Vice-Reitora da Universidade do Algarve, Alexandra Teodósio, e Luís Gardete Correia, Presidente da Fundação Ernesto Roma e médico endocrinologista.

“O que acontecia antigamente é que as pessoas morriam ao fim de alguns dias ou semanas, pelo que a grande revolução da descoberta da insulina foi levar estas pessoas à vida e integrá-las na sociedade. As pessoas passaram a saber gerir a sua própria doença, com o doente a autocontrolar e administrar o próprio tratamento. Esta exposição pretende mostrar a todos os portugueses a fantástica jornada deste tratamento que salva vidas”, destaca Luís Gardete Correia.

Até dia 21 de abril, os visitantes são convidados a descobrir os principais marcos históricos referentes ao tratamento da diabetes, começando no antigo Egipto (1550 A.C.), onde já havia referência a uma doença semelhante à diabetes, e terminando em 1921, ano em que a insulina foi descoberta e aplicada com sucesso pela primeira vez.

A exibição, que pretende percorrer Portugal de norte a sul e iniciou o seu percurso em Lisboa, esteve já presente em cidades como Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Porto, Funchal e Ponta Delgada.

Poderá visitar a exposição na Biblioteca da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, em Faro, até ao próximo dia 21 de abril, de 2.ª a 6.ª das 8h30 às 20h00 e aos sábados das 10h00 às 16h00. Para mais informações, consulte www.100anosinsulina.pt.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade do Algarve