Envelhecimento associado ao aumento de número de caso de artrose do joelho

Avanço das ferramentas e a precisão da cirurgia robótica estão a melhorar a artroplastia total do joelho

Estima-se que, anualmente, sejam realizadas mais de 1 milhão de cirurgias para substituição da articulação do joelho. Segundo especialista da Mayo Clinic, o avanço das ferramentas e a precisão da cirurgia robótica têm vindo a melhorar os resultados da artroplastia total do joelho.

A artroplastia do joelho é um procedimento eficaz e seguro para aliviar a dor e recuperar a função articular em doentes com lesões graves da articulação do joelho, estando indicada em quando outras opções de tratamento, como medicamentos, fisioterapia e modificações no estilo de vida, não proporcionam um alívio adequado da dor e melhoria da função da articulação. 

Segundo Charles Hannon, cirurgião ortopédico da Mayo Clinic, os avanças na cirurgia robótica tem várias vantagens. "Permite uma melhor reprodutibilidade, maior rigor e precisão na execução da cirurgia, reduzindo alguma da variabilidade humana que está presente quando se efetua uma cirurgia com instrumentação manual", afirma Hannon.

A robótica é uma ferramenta valiosa que pode ajudar na fase pré-cirúrgica, acrescenta ainda. 

"Em certos sistemas, permite-nos, com uma tomografia computorizada, identificar melhor a anatomia do doente e planear a sua cirurgia em tempo real antes de entrarmos no bloco operatório", afirma.

Desta forma, os médicos podem adaptar a cirurgia às necessidades do doente.

"Isto permite-nos fazer ajustes muito finos e precisos, entre meio grau e meio milímetro, na posição do implante para otimizar a função do doente", afirma o cirurgião. 

Segundo o especialista, a robótica fornece dados em tempo real sobre a função do joelho durante a cirurgia - e a utilização dos dados estende-se para além da sala de operações, com a monitorização remota dos doentes.

"Podemos monitorizar o progresso de um doente após a cirurgia, identificar se um doente está a ter dificuldades e, com sorte, alterar a sua trajetória de recuperação após a cirurgia para melhorar o seu resultado", sublinha Hannon.

 
Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay