Empresa de biotecnologia liderada por 3 portugueses

Asgard Therapeutics recebe financiamento de 30 milhões de euros para revolucionar o tratamento do cancro

A Asgard Therapeutics, uma empresa privada de biotecnologia fundada por três portugueses, é pioneira na reprogramação celular direta in vivo para a imunoterapia do cancro e acaba de anunciar um financiamento de 30 milhões de euros da Série A. Os fundos serão utilizados para desenvolver o programa principal da Asgard – AT-108 – até à submissão para iniciar ensaios clínicos em 2026, solidificar a sua equipa de investigação e desenvolvimento e reforçar o portfolio com novas modalidades de reprogramação celular.

A ronda de investimento foi co-liderada por dois novos investidores, RV Invest e Johnson & Johnson Innovation – JJDC, Inc., com a participação de investidores iniciais existentes, Novo Holdings, Boehringer Ingelheim Venture Fund e Industrifonden. A Asgard Therapeutics foi formada em 2018 como um spin-off da Universidade de Lund na Suécia, sendo a equipa que a lidera e fundou portuguesa: Cristiana Pires, CEO, Fábio Rosa, Head of Research e Filipe Pereira, Head of Innovation. Os fundadores são cientistas portugueses, tendo todos passado pela Universidade de Coimbra, onde as linhas de investigação começaram a ser desenvolvidas.

O AT-108 é uma terapia genética inovadora que reprograma diretamente as células tumorais em células dendríticas apresentadoras de antigénios. As células reprogramadas apresentam os antigénios tumorais de cada doente induzindo uma resposta anti tumoral personalizada. Componentes da ciência pioneira da Asgard estão publicados na revista de alto impacto científico Science Immunology e o programa AT-108 alcançou recentemente prova de conceito em modelos pré-clínicos, induzindo forte imunidade anti tumoral em monoterapia.

Cristiana Pires defende que "A abordagem da Asgard vem superar os desafios enfrentados pelas terapias celulares tradicionais, permitindo recriar as células imunitárias funcionais desejadas diretamente no corpo do doente. Acreditamos que esta estratégia inovadora dará origem à próxima geração de terapias celulares. Este financiamento segue a demonstração da prova de conceito do programa AT-108. Gostaríamos de agradecer aos investidores novos e já existentes pelo seu apoio enquanto descobrimos e desenvolvemos imunoterapias inovadoras, e estamos muito entusiasmados por avançar o nosso programa principal AT-108 para a clínica."

Já João Ribas, diretor da Novo Holdings, Seed Investments, e membro do conselho de administração da Asgard, sublinha o entusiasmo perante a entrada dos novos investidores na Asgard Therapeutics e adiciona: “Este é um marco significativo para o novo conceito terapêutico da Asgard, baseado na reprogramação celular direta em oncologia. É com orgulho que continuamos a apoiar a Asgard na sua missão de trazer uma terapêutica pioneira personalizada pronta para utilização clínica. Este financiamento constitui igualmente um marco importante para a ciência e o empreendedorismo desenvolvidos por portugueses, e demonstra a qualidade do trabalho que a CEO Cristiana Pires desenvolveu.”

A AT-108 reprograma as células tumorais no interior do corpo do doente para se tornarem células dendríticas convencionais de tipo 1 (cDC1s), um subgrupo raro de células imunitárias essenciais para a indução de imunidade anti tumoral eficaz. Estas "cDC1s" apresentam ao sistema imunitário os antigénios específicos do cancro do indivíduo, desencadeando uma resposta imunitária personalizada e sistémica. O AT-108 é baseado em três fatores de transcrição - proteínas que regulam a transcrição de genes – que  modificam o perfil de expressão genética de células tumorais, "programando-as" para se tornarem cDC1s imunogénicas.

 
Fonte: 
Asgard Therapeutics
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock