Conselhos para uma alimentação mais saudável

Que alimentos devemos evitar

Atualizado: 
22/06/2023 - 15:31
A alimentação deve ser completa, equilibrada e variada. Não existem propriamente “alimentos proibidos”, mas sim alimentos que devemos consumir com moderação, restringindo o seu consumo a ocasiões especiais. Neste sentido, diariamente, deve-se limitar o consumo de alimentos com um elevado teor em gordura, açúcar e/ ou sal e, consequentemente, com um elevado valor energético associado.

Dicas e alternativas mais saudáveis:

  • Substitua os molhos mais calóricos (maionese, natas...) por menos calóricos, como os preparados com iogurte magro, queijo quark ou molho de tomate natural. Além disso, como aperitivos, pode optar por guacamole e húmus (simples ou de beterraba).
  • Prefira confeções como grelhados, cozidos, estufados ou assados simples com pouca adição de gordura. Evite os fritos. Por exemplo, não misture batata frita com arroz. Retirar a batata frita de qualquer prato, torna-o significativamente menos calórico.
  • Não adicione gordura desnecessariamente às confeções. Por exemplo, no caso do arroz não o frite, coloque-o diretamente na água de cozedura e, no caso da massa, não adicione manteiga ou outra fonte de gordura no final da confeção.
  • Não opte por alimentos prontos a consumir, como lasanhas, pizzas, panados ou barrinhas de peixe ou de carne. Para refeições mais rápidas e ao mesmo tempo saborosas, opte por enlatados em água e por ovos (cozidos, escalfados ou mexidos sem adição de gordura numa frigideira antiaderente).
  • Para reduzir a utilização de sal, utilize também ervas aromáticas como coentros, cebolinho e hortelã.
  • Evite a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas. Prefira limonada caseira, águas aromatizadas ou infusões de ervas sem adição de açúcar.

 

Autor: 
Dra. Beatriz Vieira - Nutricionista no Hospital Lusíadas Amadora
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik