Pediatra esclarece

Em caso de doença: 3 sinais de que o seu filho precisa ir ao médico

Atualizado: 
19/01/2024 - 10:05
Embora a maioria das constipações, gripes e outras doenças comuns possam ser tratadas em casa, Angela Mattke, pediatra do Centro Infantil da Mayo Clinic, explica que os pais devem estar atentos a três sinais que indicam que o seu filho doente precisa de consultar o médico.

Hidratação

De acordo com a especialista, quando as crianças ficam doentes, não bebem muitos líquidos. No entanto, "se beberem o suficiente para urinarem pelo menos de oito em oito horas, estão a ingerir o mínimo necessário para manter a hidratação", explica. 

"Normalmente, urinar menos de 3 vezes em 24 horas é uma indicação de que a criança pode estar desidratada", alerta a pediatra.

Deste modo, se suspeitar que a criança está desidratada, é altura de contactar a equipa de saúde e avaliar a possibilidade de a levar para o hospital, constata a médica. 

Respiração

Segundo a pediatra, é importante que esteja atento à respiração da criança doente. 

"Se a criança parece estar a respirar depressa, com dificuldade ou a fazer qualquer esforço para respirar, é altura de contactar a sua equipa de saúde ou de a levar para o hospital", explica. "Se a criança estiver a ter dificuldade em respirar e não conseguir falar, o caso é urgente", reforça. 

Comportamento

"Uma criança pode ter febre e continuar a comportar-se normalmente, brincar, comer, beber e respirar sem dificuldade. No entanto, há casos em que a criança pode ter uma febre ligeira e não estar alerta ou não responder bem a estímulos. Este é um sinal de que deve ser vista por um médico urgentemente", revela .

Por outro lado, a pediatra recomenda que, mesmo se a criança doente estiver hidratada, a respirar bem e a agir normalmente, mas o pai ou educador ainda tiver dúvidas, deve entrar em contacto com o médico assistente. 

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik