Dicionário de A a Z

Salmonela

Atualizado: 
03/06/2015 - 16:55
A salmonelose é reconhecida como uma das principais infeções transmitidas pelo consumo de alimentos. A maioria das espécies de Salmonella é patogénica para humanos, mas as caraterísticas e severidade das doenças que originam são variáveis.

A Salmonella é uma bactéria responsável por infeções no ser humano. De um modo geral, a infeção é transmitida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. Esses alimentos apresentam um aspeto normal. Os mais comuns são a carne, leite, ovos e aves, embora possa também ocorrer contaminação a partir de vegetais.

Uma correta preparação dos alimentos permite a destruição deste tipo de bactérias. Contudo, a contaminação pode ocorrer a partir das mãos de quem manipula ou confeciona os alimentos. As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 7 e 48°C e têm uma temperatura ótima de crescimento (temperatura à qual a taxa específica de crescimento é máxima) entre 35 e 37°C.

Na maioria dos casos, esta infeção manifesta-se por diarreia, dores abdominais e febre que se desenvolvem 12 a 72 horas após a infeção. A doença dura entre 4 a 7 dias e a maioria das pessoas recupera sem necessitar de qualquer tratamento.

Em alguns casos, a infeção pode ser grave obrigando a hospitalização. Isto sucede quando a infeção se espalha dos intestinos para a corrente sanguínea e daí para outros locais do organismo. Este quadro requer um tratamento urgente com antibióticos.

Fonte: 
asae.pt
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock