Roche adquire direitos de utilização da tecnologia e aplicações patenteadas da AbVitro

A Roche obteve direitos exclusivos sobre a tecnologia de enriquecimento de alvos, baseada na extensão de primers e aplicações patenteadas detidas pela AbVitro. Sob os termos acordados, os cientistas da AbVitro e da Roche irão colaborar no desenvolvimento e na aplicação da tecnologia.
A tecnologia de enriquecimento de alvos baseada na extensão de primers (primer extension based target enrichment – PETE) será utilizada para apoiar a Next Generation Sequencing directamente em amostras de sangue ou de outros produtos biológicos, uma vantagem chave para aplicações clínicas. A tecnologia PETE será incorporada no pipeline de I&D da Unidade de Sequenciação da Roche, para proporcionar uma solução completa de Next Generation Sequencing que optimize o fluxo de trabalho laboratorial.
“O potencial desta tecnologia irá permitir à Roche optimizar o seu portfólio de sequenciação para providenciar aos nossos clientes uma solução eficaz e integrada” refere Dan Zabrowski, Chefe da Unidade de Diagnósticos em Tecidos e de Sequenciação. “A sequenciação está a transformar a percepção que os investigadores e clínicos têm sobre o impacto da genómica na saúde. Estamos ansiosos para avançar com esta tecnologia de forma a simplificar os métodos de sequenciação para uma utilização mais fácil das aplicações clínicas.”
“Estamos entusiasmados com a aquisição pela Roche da nossa tecnologia de enriquecimento de alvos baseada na extensão de primers e pela perspectiva de uma colaboração contínua para o desenvolvimento da tecnologia. Esta tecnologia ultrapassa os padrões da indústria actual e acreditamos que a Roche se encontra incrivelmente bem posicionada para criar uma verdadeira disrupção no mercado de preparação de amostras para Next Generation Sequencing,” proferiu o Dr. Francois Vigneault, Presidente, CSO e Fundador da AbVitro. “É óptimo ver outra tecnologia de sequenciação potencialmente transformadora transitar para a Roche, onde poderá impactar a nossa vida diária,” afirmou o Dr. George Church, Professor de Genética na Escola de Harvard e Fundador da AbVitro. Os termos financeiros da colaboração não foram divulgados.
Para mais informação acerca da Sequenciação da Roche, por favor visite www.roche-sequencing.com.
Sobre a AbVitro
A AbVitro é uma empresa que visa a descoberta de alvos terapêuticos, com uma plataforma tecnológica impar que tira partido das respostas imunológicas naturais para abordar doenças com necessidades médicas não preenchidas. Baseada na tecnologia desenvolvida pelo visionário George Church na Escola Médica de Harvard, a tecnologia da AbVitro permite a identificação do emparelhamento completo de anticorpos de células B com os receptores das células T, entre milhões de células individuais, com uma resolução sem precedentes. Esta tecnologia de elevado rendimento de sequenciação de células individuais imunitárias, é então utilizada para identificar novos alvos terapêuticos e anticorpos para doenças oncológicas e auto-imunes.
Sobre a Roche
A Roche é uma empresa líder na área da saúde com um leque único de soluções inovadoras em várias áreas terapêuticas. Com uma tradição de mais de 100 anos na descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos inovadores, continuamos, neste novo milénio, empenhados na investigação e descoberta de novas soluções terapêuticas integradas, desde a prevenção até ao diagnóstico e tratamento.
Fundada na cidade de Basileia (Suíça), em 1896, a Roche começou por ser um pequeno laboratório farmacêutico. Durante o século XX a empresa cresceu e tornou-se uma referência na investigação farmacêutica posicionando-se como uma companhia líder a nível mundial, com uma presença activa em mais de 150 países.
A Roche foi inaugurada em Portugal em 1973 e emprega, actualmente, cerca de 300 pessoas no nosso país. Acreditamos firmemente que podemos responder de forma cada vez mais satisfatória às expectativas da sociedade se continuarmos a disponibilizar soluções terapêuticas inovadoras e a fornecer serviços de excelência na área da saúde. Este é o desafio que colocamos diariamente a nós próprios.