Contra gripes e constipações

Própolis: o seu aliado para este Inverno

Atualizado: 
06/12/2018 - 11:05
Com o Inverno aí à porta, começam a surgir as indesejadas gripes e constipações. No entanto, a chave para o combate às doenças respiratórias está na prevenção. Sabia que o própolis é uma solução natural que o pode ajudar a prevenir estas doenças? Neste artigo explicamos-lhe tudo sobre os efeitos do própolis na sua saúde.

As temperaturas mais baixas e a ausência de radiação ultravioleta permite que o vírus influenza, responsável por gripes e pneumonias, se torne mais resistente e consiga viver tempo suficiente para afetar organismos saudáveis.

Nesta época, o risco de contágio é maior já que este vírus se propaga mais rapidamente em ambientes fechados, quentes com aglomerados de pessoas – um cenário típico de inverno. O mesmo acontece com os vírus que provocam constipações.

Para combater esta ameaça, é necessário aumentar as defesas naturais do nosso organismo e reforçar o sistema imunitário. Um dos aliados mais eficazes e mais populares, em todo o mundo, é o própolis, conhecido como “escudo protetor” das abelhas.

Muitas vezes confundido com o mel, muito utilizado para aliviar sintomas de gripe, tosse ou garganta irritada, o própolis consiste numa massa, com aspeto de resina, que as abelhas obtêm de plantas, árvores ou rebentos, que é utilizada para revestir as colmeias protegendo-as de agentes externos nocivos.

Da mesma forma, ele vai proteger-nos das ameaças externas, uma vez que nos oferece uma ação imunomoduladora, aumentando a proliferação de alguns tipos de células – como os  linfócitos, por exemplo.

Por outro lado, tem ainda uma ação bactericida, fungicida e antiviral que leva não só ao aumento da resistência a dores e infeções, como combate vírus e bactérias.

O Própolis é composto por vários fitoquímicos que as plantas usam para se defender de infeções e que as abelhas usam para proteger o seu mel. Alguns estudos apontam até para que a própria composição complexa do própolis faz com que as bactérias não lhe consigam criar resistência, algo que acontece com os antibióticos sintéticos.

Na realidade, são vários os seus benefícios. O própolis encontra-se disponível sob várias formas de consumo, adaptadas a diferentes necessidades e recomendadas a todas as idades.

Um dos formatos mais frequentemente utilizados são as pastilhas efervescentes com Zinco e Vitamina C, que contribuem para o reforço do funcionamento normal do sistema imunitário. Uma solução prática e indispensável para o dia-a-dia, já que o própolis tem a capacidade de preservar a ação da Vitamina C, que ganha especial atenção no inverno.

Para aliviar os primeiros sintomas de gripe e travar a sua evolução, a solução passa pela utilização de suplementos à base de própolis, equinácea, vitamina C ezinco. Juntos, estes ingredientes ajudam a fortalecer as defesas naturais e protegem as células da oxidação. Podem ser ainda consumidos como preventivo, sem efeitos secundários ou limites de dosagem diária, em épocas mais propícias ao contágio de gripes e constipações.

Para gargantas irritadas, a sugestão é um spray bocal de própolis que suaviza e alivia a dor. Esta solução inclui um aplicador para chegar de forma mais eficaz à zona afetada e conta ainda com as propriedades da erva dos cantores (ou rinchão), uma planta conhecida pelo elevado teor de mucilagens que lubrificam e desinflamam as irritações da garganta, sendo muito útil em caso de afonia, faringite ou tosse. O spray inclui também extrato de eucalipto, com propriedades anti-sépticas, e o tomilho que facilita a eliminação do muco.

As soluções naturais à base de própolis podem ser facilmente encontradas em lojas dietéticas e estão disponíveis em formatos muito práticos para toma diária.

É por isso, um ótimo «acessório» de inverno que, juntamente com bons agasalhos e uma alimentação cuidada, vai permitir que desfrute em pleno da nova estação.

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock