Malo Clinic

Periodontologia

Atualizado: 
25/06/2019 - 16:12
A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o periodonto, ou seja, o conjunto de tecidos que incluem para além da gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes nos maxilares.
PERIODONTOLOGIA

As doenças periodontais são provocadas pela acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral. O depósito de placa bacteriana e de tártaro (placa bacteriana calcificada) no sulco existente entre a gengiva e os dentes origina uma inflamação crónica que destrói os tecidos que suportam a dentição.

As doenças periodontais dividem-se em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.

A gengivite é provocada pela acumulação de bactérias no sulco gengival, originando inflamação e consequente vermelhidão e sangramento da gengiva. Apesar de qualquer pessoa com deficiente higiene oral ser suscetível de desenvolver gengivite, determinados fatores como a gravidez, a puberdade, dentes mal posicionados ou uso de próteses difíceis de higienizar potenciam o aparecimento da patologia. No caso da gengivite, o tratamento passa pela remoção de toda a placa bacteriana e tártaro acumulado, eliminando-se assim maus sabores e odores orais. Durante o tratamento o paciente aprende os procedimentos para uma correta higiene oral.

Quando a gengivite não é corretamente diagnosticada e tratada, a infeção bacteriana pode progredir transformando-se numa Periodontite, um problema mais complexo que afeta outros tecidos para além das gengivas. A Periodontite provoca a irreversível perda de osso, com consequente mobilidade dentária, sendo a principal causa de perda dentária nos adultos. Stress emocional, tabagismo ou doenças sistémicas como a diabetes podem funcionar como fatores de risco no aparecimento da doença.

Nestes casos já não é possível repor o osso perdido, sendo que o objetivo é travar a progressão da doença eliminando a infeção. Para tal, são removidos os depósitos de placa bacteriana e tártaro das bolsas periodontais. Em casos mais complexos, é necessário recorrer à Cirurgia Periodontal, durante a qual as raízes são expostas para que a limpeza seja realizada de modo adequado. Concluído o tratamento, cabe ao paciente cumprir o programa de manutenção, onde se incluem medidas especificas de higiene e consultas regulares de Higiene Oral.

Fonte: 
MALO CLINIC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.