O Farmacêutico é o garante da sua saúde!
Enquanto farmacêutica considero que a Farmácia é muito mais do que um espaço físico. É um conceito de saúde direcionado para a identificação e acompanhamento das necessidades das pessoas, em que os produtos de saúde podem fazer, ou não, parte da solução.
Neste Dia Nacional do Farmacêutico, interessa definir prioridades. E a centralização dos cuidados de saúde no cidadão é a prioridade dos farmacêuticos!
Todos os dias somos conselheiros especializados da população seja na gestão da diabetes, da hipertensão, na cessação tabágica, na contraceção de emergência, na melhoria da qualidade do sono, na deteção e acompanhamento de doenças respiratórias, como a DPOC, por exemplo.
Todos os dias acreditamos que é através da interação pessoal e da personalização da intervenção farmacêutica que, efetivamente, acrescentamos valor.
O farmacêutico integrado no sistema de saúde e trabalhando em conjunto com outros profissionais de saúde, proporciona mais e melhor saúde aos seus utentes.
Esta forma de trabalhar exige não só as competências do farmacêutico, mas também as de outros profissionais de saúde, pelo que as farmácias têm vindo a promover o trabalho pluridisciplinar, como forma integrada de responder às necessidades do cidadão.
Atualmente, em Portugal, a profissão pode ser exercida em mais de 74 diferentes áreas!
Ser farmacêutico é zelar pela saúde e bem-estar da população; é representar um elo entre os cidadãos e a mais recente evidência científica, promovendo o uso correto e responsável dos medicamentos; é ser instrumento determinante para uma população saudável, ao atuar na prevenção.
Enquanto Farmacêutica, continuarei a trabalhar no sentido de posicionar a farmácia diferenciada e interventiva como modelo capaz de conduzir a mais ganhos em saúde por recurso investido.
Os Farmacêuticos querem que as pessoas vivam mais anos e com mais qualidade de vida! As pessoas querem melhor saúde! E isso, só uma farmácia holística pode proporcionar!