Opinião

A importância da farmácia comunitária na prevenção das doenças crónicas

Atualizado: 
11/11/2016 - 09:43
Estima-se que as doenças crónicas afetem cerca de 50% da população portuguesa. O relatório da Direção-Geral da Saúde “A Saúde dos Portugueses. Perspetiva 2015”, que traça o perfil de saúde dos cidadãos residentes no país, evidencia ainda que em termos de morbilidade, 85% da carga da doença corresponde a doenças crónicas.

Por este motivo, os farmacêuticos comunitários, enquanto profissionais de saúde que estão mais próximos da população, têm como principal missão promover e participar ativamente na promoção da saúde, na deteção precoce de fatores de risco, na prevenção e gestão da doença e no acompanhamento e monitorização das terapêuticas.

Através da nossa farmácia, a comunidade local usufrui de um atendimento personalizado, um aconselhamento diferenciado e da plena disponibilidade dos Serviços de Saúde, nomeadamente: Consulta farmacêutica; Preparação Individualizada da Medicação; Administração de vacinas; Check Saúde; Nutrição; Pé Diabético; Podologia; Dermofarmácia; Marcação de exames e Reabilitação auditiva.

A intervenção dos nossos profissionais vai muito além da dispensa do medicamento, pois promovemos o aumento da literacia em saúde e a educação para uma melhor qualidade de vida. Acima de tudo, acompanhamos as pessoas com doença crónica, ajudando a melhor gerir a sua condição.

Atualmente, a nossa intervenção tem uma função social muito marcada, somos parceiros e parte integrante nos níveis de saúde do utente e selamos o compromisso de contribuir para a diminuição dos indicadores de mortalidade e morbilidade das doenças na localidade.

Atuamos junto dos lares, organizando sessões sobre a diabetes e que contam com a participação dos nossos enfermeiros. As creches, escolas primárias e secundárias podem contar com o nosso apoio e formação sobre inúmeros temas como a nutrição, o tabagismo, a pediculose, a contraceção ou os cuidados a ter com o sol.

No dia 10 de novembro celebramos o nosso 8º aniversário.

É um orgulho fazer parte de um grupo de 400 farmácias que tem uma filosofia e um posicionamento centrado nas pessoas e no acompanhamento diário dos doentes crónicos, através da disponibilização de soluções integradas de saúde.

É com orgulho que dizemos que, na nossa Farmácia, “trocamos uma receita médica por mais qualidade de vida” e que juntos fazemos a diferença.

Venha celebrar connosco, temos um presente especial para si!

Autor: 
Ivone de Bragança - Diretora Técnica Farmácia Holon Pragal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ivone de Bragança