Recomendações

Extração dentária

Após extração dentária há medidas gerais a adotar que devem ser seguidas.

 

Para evitar inflamação e dor: aplicar gelo sobre o rosto no lado do dente extraído. Aplica-se o gelo 10 segundo e retira-se durante os 10 segundo seguintes, repetindo várias vezes. Quando há edema do rosto não se aplica gelo mas lava-se com antisséticos diluídos em água morna;

 

 

Para evitar hemorragia: não fazer bochechos durante 24 horas após extração dentária;

Para conter hemorragia ou sangramento: aplicar gaze em almofada sobre o local de extração para facilitar coagulação sanguínea;

Alimentos: nas primeiras 24 horas preferir alimentos líquidos frescos e gelados para evitar hemorragia e dor local;

Deitar: utilizar 2 almofadas na 1ª noite após extração para evitar hemorragia, dor e edema.

Nos casos de hemorragia ligeira em doentes sem patologia hematológica nem a tomar anticoagulantes, a colocação de uma compressa de gaze no local pode ser efetivo, para os restantes casos devem ser aconselhados a consulta de especialista, podendo requerer terapêutica adicional ou sutura.

A osteíte alveolar pode ocorrer após 2-4 dias de extração dentária, sob a forma de infeção localizada no local de onde saiu o dente. Acompanha-se de dor localizada, contínua que pode espalhar-se para o queixo. Esta situação requer observação e tratamento especializado. 

Prof. Doutora Maria Augusta Soares
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock