Dicionário de A a Z

Esterilização

Atualizado: 
16/09/2014 - 11:39
Pode dizer respeito a duas situações distintas.
Esterilização
  1. Método de planeamento familiar que implica uma intervenção cirúrgica.

No sexo feminino a esterilização é conseguida com a laqueação das trompas – que interrompe o percurso do óvulo e espermatozóides – e no sexo masculino através de uma vasectomia – que tem por objectivo o impedimento da passagem de espermatozóides. Deve ser feito quando se tem a certeza de não se querer ter mais filhos e ter a noção de que não protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

  1. Eliminação ou destruição de todas as formas de microrganismos presentes.

Processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microrganismos presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos. O processo de esterilização pode ser físico, químico ou físico-químico.

É diferente de limpeza e diferente de assepsia. Ou seja, uma tesoura cirúrgica pode ser lavada, e ela estará apenas limpa. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida ao calor durante um determinado tempo, para destruir todas as bactérias, esporos, vírus e fungos.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock