Opinião

Dia Mundial da Água 2019 - “Water for All”

A água deve representar cerca de 60-70% da composição corporal, sendo considerada um bem essencial à vida. A água é o principal constituinte celular, está envolvida em distintas reacções metabólicas do organismo, colabora na regulação da temperatura corporal, no desempenho físico e cognitivo.

A comemoração do Dia Mundial da Água surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente, tendo sido aprovado o dia mundial da água, 22 de março, por resolução, em 1993. Assente no princípio do desenvolvimento sustentável, a referência a este dia visa a sensibilização e desenvolvimento de medidas com o objectivo de preservar este recurso natural, tendo sido definido como tema para o ano 2019 “water for all” que corresponde a um desafio actual e futuro. Até 2030, pretende-se alcançar o acesso universal e equitativo a água potável segura e acessível para todos. Conseguir o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, prestando especial atenção às necessidades de todos, inclusive indivíduos em situação vulnerável. Melhorar a qualidade da água reduzindo a poluição.

Estima-se que, em 2050, pelo menos um em cada quatro indivíduos provavelmente viverá num país afetado pela escassez crónica ou recorrente de água doce. Neste dia deve haver uma reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a diferentes níveis do micro ao macro: individual, em família ao nível nacional e internacional. É da responsabilidade de todos preservar e ser responsável na gestão da água. Esta entidade é essencial à vida, à produção de alimentos e à produção de energia. Sendo reconhecido internacionalmente como um direito humano, o acesso a água e ao saneamento. A água é um elemento vital ao desenvolvimento económico, social, ambiental e humano.

A ingestão apropriada de água tem impacto na saúde. A escassez de água, a má qualidade da água e o saneamento inadequado afetam negativamente a segurança alimentar. A água deve representar cerca de 60-70% da composição corporal, sendo considerada um bem essencial à vida. A água é o principal constituinte celular, está envolvida em distintas reacções metabólicas do organismo, colabora na regulação da temperatura corporal, no desempenho físico e cognitivo.

*este artigo não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico, por opção do autor

Fontes:
https://www.un.org/sustainabledevelopment/water-and-sanitation/
http://www.un.org/en/events/waterday/
https://www.worldwaterday.org/

Professora Doutora Zélia Santos - Nutricionista na Clínica São João de Deus
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock