Dia Mundial das Doenças Reumáticas

O Dia Mundial das Doenças Reumáticas - World Arthritis Day (WAD) - foi estabelecido em 1996 pela Arthritis and Rheumatism International (ARI).

Na língua inglesa, o termo «arthritis» designa qualquer das várias doenças das articulações caracterizada por dor, inchaço, rigidez e, usualmente, envolvendo inflamação.

O WAD é uma iniciativa global que aproxima as pessoas na sensibilização para os problemas que afetam as pessoas com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

O WAD celebra-se todos os anos a 12 de outubro e é apoiado por uma campanha global anual.

Os objetivos do Dia Mundial das Doenças Reumáticas (WAD), estabelecidos pelo PARE/EULAR e pela comunidade WAD são:

⦁ sensibilizar a comunidade médica, os doentes e o público em geral para as doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

⦁ influenciar as políticas públicas, sensibilizando os decisores políticos para o impacto das doenças reumáticas e músculo-esqueléticas e as medidas que podem ser adoptadas para o minimizar.

⦁ assegurar que todas as pessoas com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas e os seus cuidadores estão a par da vasta rede de suporte que está disponível.

Neste dia, todas as pessoas com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas do mundo inteiro podem juntar-se para fazer ouvir a sua voz. O Dia Mundial das Doenças Reumáticas (World Arthritis Day) é um foco ideal tanto para as organizações sensibilizarem para os problemas que afetam as pessoas com doenças reumáticas, como para os indivíduos apoiarem estas campanhas.

O Dia Mundial das Doenças Reumáticas (World Arthritis Day), incluindo o website da campanha, é gerido e apoiado pela EULAR, Liga Europeia Contra o Reumatismo. Para mais informação consulte o website oficial do World Arthritis Day: http://www.worldarthritisday.org/.

A Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas apoia esta iniciativa. Para mais informações acerca da LPCDR consulte www.lpcdr.org.pt.

12/10/2020